quarta-feira ,1 abril 2020
Home / Vereadores / PSOL / Fernando Carneiro / Patrimônio histórico e democratização nos estádios de futebol entram em pauta na CMB

Patrimônio Histórico de Belém é o tema da sessão especial convocada pelo vereador Sargento Silvano.

Na sessão ordinária desta segunda-feira,17, os vereadores de Belém aprovaram  a realização de sessões especiais que devem trazer importantes debates para a casa legislativa.

Entre as aprovações da primeira sessão ordinária da semana está o requerimento de autoria do vereador Sargento Silvano (PSD) que propõe uma ampla discussão sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Belém. Segundo o vereador  o debate é necessário para informar a população sobre a real situação do acervo arquitetônico histórico da cidade bem como o que está sendo feito para a manutenção e preservação da memória histórica do município.

Para o vereador Emerson Sampaio (PP) a aprovação da sessão especial é bastante oportuna. ” Quero parabenizar o vereador Silvano pela iniciativa porque é preocupante a situação de abandono e descaso do patrimônio histórico de Belém, apesar de toda a sua riqueza cultural e arquitetônica. Enquanto centros históricos de capitais como São Luiz, por exemplo, recebem investimentos para preservação, aqui em Belém há prédios históricos sendo destruídos por incêndios criminosos como eu mesmo já pude constatar”, denunciou Sampaio.

Também favorável ao requerimento, o vereador Rildo Pessoa (Avante) se manifestou ainda pela valorização do patrimônio cultural imaterial de Belém. ” Ao mesmo tempo que precisamos acompanhar a manutenção do nosso patrimônio histórico físico, que é responsabilidade de todos, precisamos ter em vista que o maior patrimônio histórico da nossa cidade é imaterial”, disse Rildo citando como exemplo a Guarda Municipal de Belém.

Vereador Fernando Carneiro traz para a CMB o debate sobre a democratização do acesso aos estádios de futebol.

Acesso democrático aos estádios

A outra proposição aprovada pelos vereadores nesta segunda-feira,17, vai discutir em sessão especial a democratização do acesso aos estádios de futebol. De acordo com a justificativa de voto do vereador Fernando Carneiro (PSOL), autor do requerimento, este atende a uma solicitação apresentada em audiência pública realizada pela OAB-PA para garantir maior respeito à inclusão de mulheres, negros, homossexuais e pessoas com deficiência no universo esportivo da cidade, principalmente nos estádios de futebol.

Entre as instituições convidadas para o debate estão a Federação Paraense de Futebol, Tribunal de Justiça do Estado e OAB-Pará.

Nota de Pesar

É com enorme pesar que a Câmara Municipal de Belém informa o falecimento do ex-vereador …