terça-feira ,16 julho 2019
Home / Notícias / Os desafios de ser mãe nos dias atuais são destaque em homenagem na CMB

Os desafios de ser mãe nos dias atuais são destaque em homenagem na CMB

Os desafios de ser mãe nos dias atuais, o poder feminino de atuar no mercado de trabalho e cuidar dos filhos ao mesmo tempo e a importância da mulher para educação das crianças e futuro da sociedade foram assuntos predominantes no plenário Lameira Bittencourt na manhã desta quinta-feira, 09, quando a Câmara Municipal de Belém comemorou, em sessão especial, o Dia das Mães. 12 mulheres, escolhidas pelos parlamentares, receberam a medalha e diploma “Cordolina Fonteles de Lima”.

Cordolina Fonteles, que empresta o nome a condecoração, foi ativista de políticas sociais e direitos humanos, mãe de nove filhos, 31 netos e 33 bisnetos. Entre os filhos estão o ex-deputado Paulo Fonteles, cujo assassinato, em 1987, motivou a retomada da militância política esquerdista que ela exercera na juventude. Adelaide Soares, filha de Cordolina e mãe do vereador Henrique Soares, falou sobre a esposa exemplar, mãe dedicada e amorosa que ela era. “Nossa mãe sempre disse pra que a gente estudasse porque ela não tinha bens materiais pra deixar. Neste incentivo, graças a Deus, nossos filhos e netos têm sucesso nas suas carreiras. Temos muito orgulho dela”, disse Adelaide.

Cordolina Fonteles

A presidente da sessão, vereadora Simone Kahwage (PRB), falou emocionada sobre a função de mãe e ressaltou que hoje a maioria dos órgãos públicos estão em festa, em redes sociais vemos demostrações de carinho, mas que só isso não é suficiente. Para a 2º vice-presidente da CMB, o momento é de lembrar a importância das mulheres que tem esse dom de ser mãe, a valorização dessa função no dia-a-dia, além de reconhecimento. “É muito emocionante poder dizer que não sou mãe biologica. Criei dois sobrinhos com todo amor e não me sinto menos mãe por isso. Cuido com todo amor, oriento, educo. Que hoje não seja só mais um dia. Que a gente se declare sempre para nossas mães”, disse a vereadora.

Outros vereadores presentes também falaram sobre a importância do momento. Emerson Sampaio (PP) destacou que “Mãe-Mulher merecem muito mais que um dia de comemoração. Precisam de políticas públicas para terem melhores condições de trabalho”. Gleisson Silva (PSB) falou sobre o exemplo que a mulher deve dar para os filhos e sobre o aumento da violência contra a mulher. “Vocês são os maiores exemplos pro futuro dos filhos. Nos espelhamos em vocês. São nosso orgulho, nosso sorriso. Os homens precisam reconhecer isso e respeitar os direitos, cuidar e valorizar”, afirmou Gleisson.

A vereadora Nilda Paula (PSD) parabenizou as mães presentes e disse que cada uma foi escolhida com muito carinho para a o homenagem, pois representam esse dom que Deus deu a mulher. Nilda lembrou a mãe que era empregada doméstica e destacou que o bem deixado por ela foi a educação e sonho de ser parlamentar. “Ela me ensinou que não é o dinheiro que nos faz chegar em qualquer lugar, mas o caráter e educação de uma mãe. Hoje ela não ta aqui pra me ver chegar onde eu queria, mas la do céu ela tá festejando. Quem ainda tem as mães por perto, aproveitem. Elas são um pedacinho de Deus na nossa vida”, disse emocionada.

Câmara encerra o primeiro semestre com 67 projetos de lei aprovados

O período legislativo da Câmara Municipal de Belém foi encerrado na última quarta-feira,26. Durante os …