quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Uso de canudos, copos e pratos plásticos será proibido em estabelecimentos comerciais de Belém

Uol.com.br

O uso de canudos plásticos em restaurantes, bares, quiosques, comércio ambulante, hotéis e similares será proibido em Belém. O projeto de lei que trata sobre o assunto foi aprovado em sessão ordinária nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal de Belém. Toré Lima (PRB), justificou a autoria dizendo que o canudinho demora 1 minuto para ser produzido, cerca de 10 minutos sendo utilizado, 200 anos para se decompor e presença deles no meio ambiente mata mais de 100 mil animais marinhos todo ano. “Temos que contribuir com o meio ambiente. Sei que o projeto é só o início dessa consciência, mas com a ajuda de todos vamos conseguir ter um planeta melhor no futuro”, afirmou Toré.

A proposta foi acatada pelos vereadores por unanimidade. Celsinho Sabino (PSC) disse que apresentou um projeto semelhante por acreditar que o meio ambiente precisa de ajuda o quanto antes. Segundo ele, existem canudinhos feitos com outros materiais biodegradáveis que já são usados por alguns restaurantes em Belém, outros baniram totalmente o produto. Rildo Pessoa (Avante) afirmou que Belém precisa acompanhar as grandes capitais que possuem o projeto. O vereador  disse ainda que temos que nos conscientizar da coleta seletiva, outra forte aliada do meio ambiente.  Fernando Carneiro (PSOL) acrescentou dizendo que o projeto é educativo e que já existe uma lei federal com a intenção de banir o uso do plástico, seja no canudo, no copo ou utensílios domésticos em geral.

Acompanhando a lei federal, Carneiro apresentou uma emenda aditiva que também proíbe o uso de copos e pratos plásticos no âmbito de Belém. A outra emenda adicionada pelo autor, Toré Lima, prevê multa R$ 800 a empresa que descumprir a lei que entrará em vigor 18 meses após a publicação no Diário Oficial do Município. O projeto, em parágrafo único, também se aplica à venda de cotonetes higiênicos feitos com hastes de plástico não biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis, pelo comércio atacadista e varejista no município de Belém.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …