domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / PR / Bieco / Moradores reivindicam agilização das obras do projeto de macrodrenagem do Tucunduba

Diretor de fiscalização da Sedop, Sérgio Paixão, apresenta na CMB a evolução das obras do projeto de macrodrenagem do Tucunduba.

Acelerar a segunda etapa das obras e antecipar a licitação das obras da terceira etapa do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba foram as principais reivindicações apresentadas ao governo do Estado pelas entidades e moradores da área de abrangência do projeto durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Belém na manhã desta sexta-feira,15, a pedido do vereador Toré Lima (PRB).

Na avaliação do vereador  o atraso na conclusão da obra  já penaliza a população há muito tempo e por isso é preciso que haja uma mobilização efetiva para agilizar o projeto. ” A gente tem visto a realidade dos bairros do Marco, Terra Firme e Canudos no período chuvoso,em que as ruas são inundadas, as pessoas perdem seus móveis, seus utensílios,e até  parte de suas casas , mas  principalmente  perdem sua dignidade”,  disse Toré.

O parlamentar  reconhece que o trabalho realizado pelo Estado por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) está avançando, mas lamenta o atraso de uma ano. ” Com esse atraso a previsão de conclusão da segunda etapa, até a  Mundurucus, é para abril de 2019, e a gente está fazendo esse movimento  pra que o governo, que prometeu uma  licitação até o final do ano da terceira etapa, possa fazer isso de imediato porque dinheiro em caixa, tem.  O que a gente quer  é que essa licitação seja  feita de imediato para que a obra continue e uma outra empresa possa fazer a terceira etapa paralelamente à segunda, de forma que no próximo inverno  a população, principalmente de Canudos e Marco  já não vá mais para o fundo, como aconteceu este ano, literalmente”, declarou o parlamentar.

O morador Ronaldo Brito expressou a indignação dos moradores com os constantes alagamentos nas áreas de canias da bacia do Tucunduba.

Indignação

Muitos moradores dos bairros envolvidos compareceram à audiência pública na CMB com o objetivo de obter respostas  e soluções urgentes para problemas cotidianos como os foram relatados pelo vice-presidente do Centro Comunitário Dr.Cipriano Santos, Ronaldo Brito. Morador da Rua Cipriano Santos, Ronaldo disse sentir na pele as consequências do atraso das obras.  ” Hoje em dia apenas  hora de chuva é suficiente para alagar a rua, isso porque canal e rua estão no mesmo nível e nunca houve manutenção ali. No máximo uma limpeza que não resolve o problema. O resultado é que casas que há dois ou três anos não enchiam, agora vão para o fundo também. A situação é desesperadora. Posso dizer isso sem medo de errar”, desabafa o morador que já perdeu sofá, geladeira, computador e outros bens por causa das enchentes.

Além do vereador Toré Lima, participaram da audiência os vereadores Bieco (PR), França (PRB), Ígor Andrade (PSB) e Sargento Silvano (PSD) e a vereadora Marinor Brito (PSOL). A vereadora Marinor  criticou o que considera falta de transparência na prestação de contas do projeto de macrodrenagem do Tucunduba. ” Depois que a Sedop assumiu a o que seria a segunda, terceira, quarta etapa, a gente nem sabe mais, fica um jogo de empurra. O  Tucunduba vira palco eleitoral todo ano de eleições. Estamos falando de investimentos de 144 milhões de reais e não temos efetiva prestação de contas desses recursos. Sequer os mecanismos obrigatórios para garantir o controle social dessa obra esta acontecendo. Eu mesma já fui umas três vezes à Sedop tentar  saber e não consigo”,  afirma a vereadora.

A passarela instalada recentemente na Passagem Napoleão Laureano facilita o acesso às margens do canal do Tucunduba. Foto: Agência Pará.

Avanços na obra

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) participou da audiência pública com informações detalhadas sobre o andamento das obras apresentadas pelo diretor de fiscalização Sérgio Frazão. De acordo com informações da Sedop a empresa responsável  pela obra iniciou na última segunda-feira,4, a instalação de uma das passarelas previstas no projeto, localizada na Passagem Napoleão Laureano, trecho 1-com 800 metros de extensão, desde a Rua São Domingos, na Terra Firme, até a Rua dos Mundurucus, no Guamá. A passarela, exclusiva para a travessia de pedestres, tem estrutura metálica e 31 metros, permitindo a passagem sobre o canal com segurança.

No trecho 01 as obras prosseguem com a cravação de estacas para uma das pontes previstas no projeto. Na Passagem Brasília, a empresa já executou 50% do serviço. A estrutura, com 31,80 metros, permitirá o tráfego de veículos e pedestres e terá guarda-corpo,ciclofaixas e sinalização horizontal e vertical.

Comissão

Avaliando como satisfatória a audiência pública, o vereador Toré Lima disse compreender o tom de indignação e revolta  de alguns moradores que se manifestaram contra o atraso na conclusão das obras e anunciou a formação de uma comissão composta por representantes de entidades de moradores e de moradores que mesmo não ligados a nenhuma entidade querem acompanhar, junto com alguns vereadores, a execução do projeto. Segundo Toré, também caberá à comissão, pressionar o governo a acelerar não só a etapa atual mas também a próxima etapa. ” Foi isso o que o governo prometeu pra gente desde 2014, então nós vamos cobrar que seja cumprido. Essa comissão vai se reunir e definir os próximos passos, de que forma nós vamos acompanhar a Sedop, o remananejamento das pessoas, o processo de ocupação na área do curtume para que não haja nenhum tipo de incidente. Enfim o objetivo é fazer um acompanhamento pari passu do processo”, informou Toré.

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …