quarta-feira ,13 dezembro 2017
Home / Vereadores / Celsinho Sabino / Marinha do Brasil é homenageada na CMB

Marinha do Brasil é homenageada na CMB

A missão de defender a pátria, ser uma das instituições mais importantes das forças armadas brasileiras e o desafio que é exercer a função foram levados em consideração para ressaltar a relevância de homenagear a Marinha Brasileira. A sessão solene na manhã desta quinta feira, 8, reuniu no plenário Lameira Bittencourt autoridades das forças armadas, vereadores de Belém, representantes da Assembléia Legislativa do Estado do Pará e do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Abrindo os pronunciamentos, o Presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (PSDC), disse que sempre teve respeito pela Marinha Brasileira e admirou o trabalho feito com excelência. Mauro revelou também que quando adolescente sonhou em ser Marinheiro como muitos jovens do país têm o desejo de defender a pátria. “A disciplina e o respeito que a marinha ensina são essenciais para uma sociedade como a nossa que parece estar perdendo os valores. Vocês são exemplo de honra e conduta”, declarou o presidente.

O autor da sessão, vereador Celsinho Sabino (PSC), lembrou que o dia 11 de junho é reservado para uma lembrança importante ao Brasil. A data marcou a batalha de Riachuelo que mostrou a força da marinha em uma guerra no Paraguai quando o país saiu vitorioso. Celsinho ressaltou ainda que o estado é cercado de rios, mares e hidrovias e destacou ações feitas pela instituição, como a operação verão nas praias para proteger os banhistas e para evitar o escalpelamento, acidente comum na nossa região. “Mais de 1800 proteções já foram colocadas nessas embarcações. Isso prova o zelo que a marinha tem pela nossa população”, concluiu Celsinho.

Como representante da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o Deputado Estadual Celso Sabino destacou o trabalho de patrulhamento dos rios da amazônia com a missão de evitar o tráfico de drogas, de pessoas e comentou sobre o trabalho social e militar exercido pela Marinha. “Esses profissionais merecem o nosso reconhecimento, por isso hoje a tarde também vão ser homenageados na Alepa com uma sessão solene para lembrar a vitória da batalha naval”, disse Celso.

Em nome da Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Lourdes Lima, o conselheiro Cipriano Sabino, simplificou a importância dos homenageados como algumas palavras como honra, solidariedade, luta, garra e determinação. Se a marinha não tivesse ganho a batalha, o Brasil talvez teria tomado outro rumo. Fomos e somos muito bem representados por vocês”, comentou Cipriano.

O capitão de Mar e guerra, Dionísio Tavares da Câmara Junior, na ocasião representando o comandante do 4º Distrito Naval, Alipio Jorge Rodrigues, contou com propriedade sobre a batalha que completará 152 anos. Durante o discurso, ele relatou que mesmo diante das limitações dos navios e equipamentos, os marinheiros saíram vitoriosos. O capitão também agradeceu pela homenagem.

Centenário da Fábrica Santa Maria é celebrado na CMB

Na manhã desta quarta-feira,31, a Câmara Municipal de Belém realizou uma sessão especial em comemoração …