segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / AVANTE / Maio Amarelo passará a fazer parte do calendário oficial de Belém

Maio Amarelo passará a fazer parte do calendário oficial de Belém

Vereador Celsinho Sabino, autor do projeto

A partir do ano que vem, todo mês de maio será marcado por ações de conscientização e educação visando a segurança no trânsito da capital. O projeto de lei que institui o “Maio Amarelo”, de autoria do vereador Celsinho Sabino (PSC), foi aprovado à unanimidade na sessão ordinária desta segunda feira, 13. “Enfrentamos hoje um caos na nossa cidade. A falta de imprudência e de educação têm causado muitas mortes. Precisamos investir em ações para conscientizar o orientar as pessoas sobre o risco de mortalidade no trânsito e confirmar a luta pela vida”, disse Celsinho.

O projeto prevê que fica o poder público autorizado a estabelecer parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e sociedade civil, com o objetivo de realizar ações de conscientização no trânsito, trazendo informações para maior segurança de motoristas, passageiros e pedestres. As mobilizações que vão do dia 1° a 31 de maio passarão a fazer parte do calendário oficial de datas e eventos do município assim que o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, sancionar a lei. De acordo com o projeto, o prazo para regulamentação é de no máximo 90 dias a contar da data da publicação no diário oficial do município.

O símbolo da luta, assim como do outubro rosa e do novembro azul, será um laço amarelo a ser usado nas roupas e campanhas. O vereador Rildo Pessoa (Avante) se pronunciou a favor do projeto lembrando que independente de formação, orientação ou nível intelectual, a população deixa muito a desejar em campanhas de extrema importância e afirmou ainda que esta só será eficaz se receber o apoio massivo da sociedade. “Beber sob efeito de bebida alcoólica, desrespeitar as leis de mobilidade, estacionar em local proibido, tudo isso prejudica a fluidez do nosso trânsito. Teremos que começar essa educação do zero porque, infelizmente, a maioria de nós não tem consciência coletiva”, relatou Rildo.

O vereador Emerson Sampaio (PP) lamentou que seja preciso ser criada uma data ou um mês para que os órgãos de segurança no trânsito tenham que lembrar o papel que possuem na sociedade e comecem a atuar. “Tem que haver mais punição, mais fiscalização, mais atuação da Semob, Detran e outros órgão de competência. Hoje somos punidos pela conduta de outras pessoas que sequer se preocupam com as consequências . Somos vítimas de pessoas irresponsáveis que matam no trânsito”, concluiu Emerson.

Sessão Solene lembra os 500 anos da Reforma Protestante

Um dos eventos mais importantes da igreja evangélica completa 500 anos no dia 31 de …