terça-feira ,24 outubro 2017
Home / Vereadores / Fernando Carneiro / Fernando Carneiro

Fernando Carneiro

FERNANDO CARNEIRO
Partido:
 PSOL
Votos Eleições 2016: 3543
Mandato: Segundo
Nome completo: Fernando Antonio Martins Carneiro
Nome Parlamentar: Fernando Carneiro
Nascimento: 28.12.1964
Naturalidade: São Luis/MA
Escolaridade: Superior Completo (Licenciatura em História)
Profissão: Historiador
Ocupação: Vereador
Telefone: (91) 4008-2211
Chefe de Gabinete: Mara Gouveia
Email: fernandocarneiropsol@hotmail. com
Site: www.fernandocarneiropsol.com.br/contato/
Redes Sociais:
www.facebook.com/fernando.carneiro.1447
www.twitter.com/FernandoPSOL
www.instagram.com/fernandocarneiropsol

BIOGRAFIA

Fernando Carneiro é um militante socialista com longa trajetória nos movimentos sociais. É historiador, formado pela Universidade de São Paulo, com licenciatura Plena pela Faculdade de Educação (USP) e pós-graduação em Políticas Sociais pela UNAMA. Fernando participou ativamente, ainda na adolescência, do processo de reorganização do movimento estudantil paraense no inicio dos anos 80, destacando-se sua atuação na luta pela “meia passagem”. Em 1983, ainda sob a ditadura militar, foi, ao lado de outras lideranças estudantis, enquadrado na famigerada Lei de Segurança Nacional (LSN), por participar da luta contra a ditadura e por integrar o movimento “Diretas Já”. Julgado por um Tribunal Militar foi absolvido. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e participou do processo de reorganização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais na UFPA.

Esteve presente nas principais lutas populares durante a fundação da Comissão dos Bairros de Belém (CBB) e da organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1987, após o falecimento de seu pai, mudou-se para São Paulo onde militou primeiro no movimento estudantil e depois no movimento sindical através do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP). Ainda em São Paulo trabalhou por 8 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Voltou para Belém em 1999 e se integrou ao “Governo do Povo”, na então administração ex-prefeito de Belém e atual Deputado Federal pelo PSOL, Edmilson Rodrigues, onde desempenhou a função de Presidente da Companhia de Transportes de Belém (CTBEL). Neste período, foi escolhido pelo Fórum Nacional de Secretários de Transporte para representar a entidade na primeira composição do “Conselho Nacional das Cidades”. Integrou ainda o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Em 2005, depois da falência do PT como partido socialista, filia-se ao PSOL onde, desde o primeiro momento, integra a direção estadual do Partido. Em 2010 foi candidato a governador do estado pelo PSOL e obteve uma votação expressiva (mais de cem mil votos), tendo apoio em todos os municípios do estado. Em 2012 foi eleito vereador de Belém, sempre pelo PSOL.

Ao longo destes três anos e meio apresentou mais de 50 projetos de lei e mais de 100 requerimentos. Realizou dezenas de Audiências Públicas sobre temas importantes como os 180 anos da Cabanagem, contra a redução da maioridade penal, direitos humanos e polícia, 30 anos do Sintepp, contra a fábrica de multas da Semob, pela implementação da Lei Valmir Bispo (da cultura), a favor da construção da Aldeia Multiétnica Urbana, entre outras.Fernando presidiu a CPI do tráfico de pessoas cujo relatório apresentou propostas importantes para o enfrentamento ao tráfico em nossa cidade.

Além disso, e principalmente, esteve ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras em suas mobilizações. Realizou dezenas de “blitz” de fiscalização aos serviços de saúde, educação, assistência e nas obras da prefeitura. Seu mandato sempre esteve a serviço das lutas do nosso povo seja apresentando projetos, seja fiscalizando o executivo municipal, seja aprovando leis para melhorar a vida do povo.

Você pode Gostar de:

COMUNICADO

A CMB informa que a sessão especial do vereador Fernando Carneiro (PSOL) foi suspensa. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *