sábado ,23 setembro 2017
Home / Vereadores / Fernando Carneiro / Fernando Carneiro suspende projeto da pauta

Fernando Carneiro suspende projeto da pauta

O projeto de lei de autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL) entrou em discussão pelo segundo dia. A proposta dispõe sobre a aplicação do princípio da não violência e garantia dos direitos humanos no contexto de manifestações e eventos públicos no município de Belém. Os artigos preveem que os agentes do poder público devem orientar a sua atuação por meios não violentos. O projeto também veda o uso de armas de fogo em manifestações, além de armas de eletrochoque, armas com munição de borracha, plástico, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
Para o autor do projeto, a medida seria para impor limites a ação dos agentes de segurança durante os protestos. “Não estou contra a guarda. Manifestação não é crime. Ninguém tem que reprimir de forma indisciplinada a vontade do povo de protestar”, relatou Fernando.
Alguns vereadores se posicionaram contra o projeto.  Gustavo Sefer (PSD) disse que o projeto pode colocar em risco a segurança da população. “O agente de segurança não esta pra coagir ninguém, mas para proteger o cidadão de bem. Tem manifestações que não são pacíficas. Tem depredação do patrimônio publico e muita gente que não está bem intencionada”, disse Gustavo.
O vereador Sargento Silvano (PSD) defendeu que deveriam ser chamados a guarda Municipal, a Rondac e Rotam para discutir o assunto. Fernando Carneiro decidiu suspender o projeto da pauta e prometeu realizar uma audiêcia pública para ouvir as partes envolvidas, além da defensoria pública e OAB.

Sessão especial na CMB comemora o Dia Municipal do Carimbó

Com a execução de músicas tradicionais do ritmo essencialmente paraense a Banda Musical da Guarda …