domingo ,21 outubro 2018
Home / Vereadores / PP / Emerson Sampaio / Família Gracie e evento UFC recebem homenagem na CMB

Família Gracie e evento UFC recebem homenagem na CMB

Vereadores de Belém com os homenageados

Com a presença de atletas amadores das academias de Belém, crianças de projetos sociais e fãs do esporte, membros da família Gracie, difusora do jiu-jitsu no Brasil e no mundo, receberam uma homenagem na Câmara Municipal de Belém na manhã desta sexta-feira, 2. A proposta foi do presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC). Durante o discurso, Mauro falou sobre a importância em divulgar um dos esportes que mais cresce no mundo. “O MMA gera emprego e renda, além de prestar um serviço para a sociedade. Com o esporte, a juventude sai do mundo das drogas, da criminalidade e a família Gracie tem muita participação nisso”, disse Mauro.

O período da homenagem dos Gracie coincide com a final de semana em que o maior evento de MMA do mundo acontece em Belém. A capital paraense será a primeira a sediar o UFC no Norte do Brasil. Um dos organizadores do evento, o jovem empresário Giovani Maiorana, falou sobre o trabalho árduo para trazer a competição para a capital. “Belém perdeu a sede da copa do mundo de futebol, mas ganhou a copa do mundo de MMA. Teremos um grande evento igual ao que acontece em Las Vegas”, destacou Giovani.

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão

A cerimônia contou com a presença de vereadores de Belém. Gustavo Sefer (PSD) falou sobre a paixão pelo MMA, que já viajou pra outros países para assistir o evento e que o paraense merece ter UFC em Belém. “Estou muito orgulhoso que o UFC vai acontecer na minha cidade e que o nosso povo tá vivendo o evento de fato. Fomos a cidade que mais arrecadou alimentou não- perecíveis como ingresso para assistir a pesagem. Foram 3 toneladas”, disse Gustavo. Emerson Sampaio (PP) acrescentou dizendo que o esporte é uma ferramenta de transformação e que a prova disso é o projeto social dele que atende mais de 500 crianças. “Todas estão na escola, temos campeões de boxe na equipe e muitos talentos”, concluiu.

Como representante do esporte paraense, Josiane Lima, lutadora de taekwondo, 11 vezes campeã panamericana e atualmente atleta da seleção brasileira, fez um discurso emocionado sobre o potencial enorme dos paraenses no esporte e sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em um esporte culturalmente masculino. “Tenho muito orgulho das minhas vitórias. Lugar de mulher é no tatame”, disse Josiane.

O Plenário Lameira Bittencourt ficou lotado de crianças do projeto social “Castroteam”, do bairro da pedreira. A iniciativa começou há 6 anos. No total, 500 crianças e adolescentes aprendem o jiu-jitsu como uma forma de lazer e para manter a disciplina. “Ficar perto desses atletas reconhecidos é sinônimo de realização pessoal. Ver o sorriso dessas crianças não tem preço”, disse Alexandre Castro, coordenador do projeto. Ana Clara Oliveira, integrante do “Castroteam” disse que é uma honra ver os ídolos Minotauro e Kyra Gracie de perto e que vai lutar muito pra conseguir ter o mesmo sucesso deles.

Crianças do projeto “Castroteam” com Minotauro

A Homenagem

A Família Gracie é composta de lutadores brasileiros de ascendência escocesa, originários de Belém e radicados atualmente nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. O patriarca Hélio Gracie era paraense e foi o responsável por plantar uma semente que germinou a ponto de disseminar um dos esportes mais populares do mundo, o jiu-jitsu. Reconhecendo isso, Rolker Gracie recebeu das mãos do presidente, Mauro Freitas, em nome de toda família, a medalha Brasão D’armas. “Estou muito emocionado em reviver as raízes da minha família, tomar açaí, visitar o ver-o-peso, passar pela estação das docas e receber essa homenagem aqui’.

Kyra Gracie durante o discurso na tribuna

Ao receber o Título de Cidadã de Belém, Kyra Gracie lembrou um pouco da história da família, falou com orgulho que a primeira academia de jiu-jitsu do Brasil foi fundada em Belém pelo avó e disse ter o sangue cor de açaí. “Meu avô viveu aqui e ensinou tudo o que sabemos dessa luta que é nossa paixão. O jiu-jitsu já ganhou o mundo, se fundiu com outras artes e surgiu o MMA. Hoje temos fãs, mulheres e homens praticando. Fico muito emocionada”, disse Kyra.

O empresário Giovani Maiorana e o comitê UFC, representado por Felipe Menezes e pelo lutador Rodrigo Minotauro, receberam o Título de Honra ao Mérito. “Hoje é um dia importante pra gente. Recebemos muito carinho e reconhecimento nessa cidade. A família Gracie e o UFC merecem tudo isso. Que possamos voltar mais vezes”, encerrou Minotauro.

Rodrigo Minotauro na tribuna

Sessão especial marca a campanha Outubro Rosa na CMB

No Dia do Médico a pauta foi saúde da mulher na Câmara Municipal de Belém. …