domingo ,9 dezembro 2018
Home / Vereadores / PSOL / Fernando Carneiro / Estação do BRT em São Brás ganhará o nome de ex-vereador de Belém

Estação do BRT em São Brás ganhará o nome de ex-vereador de Belém

Estação São Brás. Foto: Alessandra Serrão/ Agência Belém

A estação do BRT de São Brás, construída na área da praça da Leitura, vai ganhar o nome “Vereador Emanoel Ó de Almeida”. O projeto de lei apresentado pelo vereador John Wayne (MDB) foi aprovado nesta terça-feira, 20, pelos vereadores de Belém.  Emanoel Ó de Almeida foi vereador por diversas legislaturas e presidente da CMB, repórter fotográfico e autor de inúmeros projetos e ações benéficas ao povo de Belém.

A iniciativa ganhou o apoio de todos os parlamentares presentes, em reconhecimento às contribuições do ex-vereador ao município e pelo valor histórico do registro. Entretanto a referência ao Sistema BRT rendeu manifestações como a do vereador Rildo Pessoa (Avante) que destacou a importância da homenagem e ao mesmo tempo propôs que a Câmara também se voltasse para o funcionamento efetivo do BRT. “Precisamos discutir o sistema de integração do BRT. Por enquanto vemos uma obra física está sendo concluída sem que se veja a efetiva integração do sistema de transporte e a real serventia dessas estações para os usuários”, declarou Rildo. Na mesma linha de discurso, Fernando Carneiro (Psol) parabenizou o vereador Jonh Wayne pela proposta que valoriza a história do legislativo municipal, mas fez ressalvas sobre a conveniência da homenagem nesse momento e apresentou emenda ao projeto propondo que a denominação da estação São Brás seja efetivada apenas quando o sistema BRT estiver concluído. ” É importante que fique claro que o BRT não é apenas a parte física, mas que mais importante é a parte operacional do sistema. Hoje não existem as linhas alimentadoras do BRT e a obra do jeito que está piora em muito o trânsito porque as linhas normais de ônibus ficaram com uma faixa a menos para trafegar”, alegou Carneiro.

Para o vereador Henrique Soares (PDT) a homenagem é mais do que justa e ainda mais simbólica da importância do ex-vereador Ó de Almeida por  estar vinculada a uma obra do porte do BRT. ” Vale ressaltar que o prefeito Zenaldo Coutinho recebeu um grande abacaxi e soube descascar, porque a obra do BRT foi entregue para ele cheio de problemas e na sua gestão foram refeitos estudos e financiamentos que tornaram possível a obra que se vê hoje. Claro que o processo é lento e gradual e que causa transtornos, tal qual uma obra feita nas nossas casas que ao final vai beneficiar a todos”, disse.

O avanço das obras do BRT também foi destaque no pronunciamento do presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDC). ” O requerimento em pauta trata de uma homenagem, mas como o assunto entrou em discussão, eu quero discordar do vereador Fernando Carneiro em alguns aspectos, principalmente porque à época da inauguração da nova avenida Centenário e da estação do BRT localizada naquela área, o representante do Ministério das Cidades que estava presente nesses eventos fez questão de dizer que a etapa em que se encontram as obras do BRT em Belém está bastante adiantada em relação às de outras capitais, como Aracaju. Ele disse que Belém está de parabéns”, lembrou Mauro. Sobre os problemas relacionados às obras, Mauro Freitas disse que fazem parte do processo de grandes empreendimentos como o BRT. ” O povo de Belém não está acostumado a obras desse tamanho e claro que sempre vai haver reclamações. Não se faz omelete sem quebrar os ovos, vereadores. Se tem problemas é sinal que tem obras e no final quem vai ganhar é a população da cidade”. afirmou o parlamentar.

Juntamente com o projeto, foi aprovada uma emenda do vereador Fernando Carneiro (PSOL) que permite a denominação só aconteça quando houver a real implantação do BRT na estação São Brás.

Lei Orçamentária Anual para 2019 é aprovada na CMB

Em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, 05, os vereadores da Câmara Municipal de Belém votaram o …