sexta-feira ,22 junho 2018
Home / Vereadores / PSDC / Mauro Freitas / Escola de Samba Rancho é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém

Rancho Não Posso Me Amofiná – Carnaval 2018. Foto: Fernando Sette @expedicaopara

Nesta terça feira (20), os vereadores de Belém reconheceram a Escola de Samba “Rancho não posso me amofiná” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Belém. O projeto foi apresentado pelo presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC). “Belém tem um carnaval muito forte e quem faz tudo isso acontecer precisa ser exaltado e reconhecido. Já existe um projeto de lei tramitando na CMB, também de minha autoria, que vai reconhecer todas as escolas de samba da capital”, disse Mauro.

O Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná foi a primeira escola de samba do Pará a ser fundada e é a quarta mais antiga do Brasil.  São 84 anos de história dedicados ao samba paraense, o que rendeu 34 títulos de campeã do primeiro grupo do carnaval de Belém. Fernando (Guga) Gomes Filho, presidente da escola de samba, se disse honrado em fazer parte da escola em um momento de reconhecimento como esse. “Muita gratidão, carinho e respeito pelo presidente da casa e todos os vereadores. Esse título vem coroar todo o trabalho que tem sido feito pela diretoria da escola, pelos brincantes e pelo povo do jurunas”, agradeceu Guga.

Com o enredo “Seis cores por um mundo melhor, celebração do orgulho de ser diferente e não desigual”, a agremiação foi a vencedora do carnaval desse ano e concorreu com outras 6 escolas do primeiro grupo. Foram mais de 1.200 brincantes, distribuídos em dez alas, dois carros alegóricos e duas colunas. O enredo levou pra avenida a diversidade como tema. A intenção era conscientizar as pessoas de um mundo melhor e mais tolerante, com liberdade, fraternidade,  união e respeito entre as pessoas.

CMB não altera funcionamento durante o período eleitoral

Na manhã desta segunda feira, 18, a Câmara Municipal de Belém, na pessoa do presidente …