quinta-feira ,9 julho 2020
Home / Vereadores / AVANTE / Escola Criativa de Gastronomia e Direitos da Criança entram na agenda de Sessões Especiais da CMB

Escola Criativa de Gastronomia de Belém é mais uma oportunidade para o empreendedorismo na capital. Foto: oswaldo Forte/Agência Belém.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 10, os vereadores de Belém aprovaram por unanimidade a realização das sessões especiais que vão debater os 30 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, de autoria do vereador Igor Andrade (PSB); e a criação da Escola Municipal de Gastronomia, proposta pelo vereador Rildo Pessoa (Avante).

Inaugurada na última sexta-feira, 6, a Escola Criativa da Gastronomia de Belém vai ser tema de sessão especial proposta pelo vereador Rildo Pessoa (Avante). Com um amplo debate no Legislativo o vereador pretende massificar as informações sobre a nova escola municipal que, junto com a Escola de Pesca, no âmbito da Fundação Escola Bosque, amplia as oportunidades de empreendedorismo, principalmente para a população ribeirinha.

“É comum a gente ouvir falar de pessoas que buscam emprego e renda. Então é importante que as pessoas saibam que agora Belém conta com uma escola de gastronomia muito bem estruturada e busque os cursos de qualificação que vão ser oferecidos totalmente de graça, o que é fundamental, considerando que a formação em gastronomia ainda é muito cara”, destaca o vereador.

Para a criação da Escola Criativa de Gastronomia a Prefeitura de Belém investiu cerca de R$ 1 milhão na construção e compra de móveis e equipamentos. O empreendimento conta com três salas de aula, laboratório, cozinha industrial, refeitório e três banheiros, sendo um adaptado. Totalmente gratuito, o curso técnico em cozinha terá duração de um ano e meio com a aplicação das disciplinas Língua Portuguesa, Informática Básica, Microbiologia de Alimentos, Bioquímica de Alimentos e outras. As matrículas já estão sendo realizadas pela Funbosque e as aulas começam no início do próximo ano.

Direitos

A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989, entrou em vigor em 2 de setembro de 1990 e foi ratificada pelo Brasil em 24 de setembro.  É um tratado que visa à proteção de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Ao propor a sessão especial, o vereador Igor Andrade atendeu solicitação feita pelo representante do Unicef em Belém. “A ideia é discutir os avanços e desafios da legislação no que se refere à garantia dos direitos da criança. E eu, por ter sido conselheiro tutelar e saber da importância dessa temática, me coloquei à disposição para chamar ao debate todos os órgãos e entidades que defendem os direitos da criança e do adolescente”, declarou.

Dia Municipal de Combate ao Feminicídio é incluído no calendário oficial de Belém

Vereador Fernando Carneiro (PSOL) durante o discurso na tribuna da CMB. Um projeto de lei …