domingo ,22 outubro 2017
Home / Vereadores / Fabrício Gama / Doze personalidades femininas recebem a plaqueta Dulce Accioli na Câmara Municipal

Engenheira, cobradora de ônibus, política, doméstica. Trabalhadoras de todas as áreas. Mulheres.  Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, representantes dos mais diversos segmentos receberam nesta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Belém a plaqueta

“Dulce Accioli”, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município. A honraria tem o nome da fundadora do Movimento de Promoção da Mulher, Dulce Accioli, que nos anos 80 lutou pela criação da Delegacia da Mulher e do Conselho Municipal da Condição Feminina, além de se destacar na defesa e na luta das causas feministas.

Doze mulheres, indicadas pelos blocos de partidos da CMB, foram agraciadas e receberam homenagens dos vereadores presentes, que justificaram as indicações destacando a competência, dedicação e superação de cada uma em sua área de atuação.

O vice-líder de governo, na Câmara, vereador Frabrício Gama (PMN), elogiou a escolha das homenageadas que “com certeza estão aqui hoje pelo mérito de estarem contribuindo para a construção de uma Belém melhor”.

Para o presidente da Câmara, vereador Mauro Freitas (PSDC), a entrega da plaqueta “inspirada numa mulher estupenda como Dulce Accioli é a forma oficial desta Casa reconhecer o valor e importância das mulheres para a nossa cidade”. Ainda segundo o presidente, apesar de ser uma casa, por natureza, de divergências, em sessões especiais como essa fica claro que a Câmara vive um novo momento e que essa renovação se expressa no empenho em arcar com todas as responsabilidades inerentes ao órgão. “nesse dia especial, reforço o compromisso dessa gestão, que é acertar, acertar, e acertar, mesmo cometendo alguns errinhos pelo caminho”, declarou Freitas.

Justiça e luta

A trabalhadora autônoma Susana Amaral, indicação do PSOL, foi escolhida pelo partido por sua história de luta por justiça. Susana teve o filho de 17 anos, assassinado durante uma chacina. Ao receber sua plaqueta, a homenageada foi saudada por manifestantes que exibiam uma faixa e diziam palavras de ordem pelo fim da violência e da impunidade. “A companheira Dulce Accioly deve estar muito feliz com essa homenagem, que reflete nossa solidariedade e apoio para que essa mãe tenha a justiça que tanto busca. Estamos juntas até o fim”, afirmou a vereadora Marinor Brito.

Feliz com o que considera um reconhecimento a toda a categoria de trabalhadoras rodoviárias, a cobradora de ônibus Deusarina Costa, indicada pelo PCdoB, disse estar orgulhosa com a homenagem. Há 10 anos na profissão, Deusarina responde pela Secretaria da Mulher no sindicato dos Rodoviários e está sempre à frente na luta contra a violência, assédio sexual e moral e todas as formas de discriminação. “Sou mãe solteira e trabalho muito, mas também luto por melhores condições de trabalho e já conseguimos muitas conquistas no sindicato. Por isso eu fico muito feliz de levar essa homenagem a todas as minhas companheiras rodoviárias”, comemora.

As servidoras da Câmara Municipal foram representadas na solenidade pela funcionária Marlene Cavalcante que agradeceu à mesa diretora e emocionou o plenário com uma bela mensagem de motivação a todas as mulheres.

Em nome de todas as indicadas, a arquiteta e engenheira da Defesa Civil Municipal, Maria do Rosário Ribeiro, agradeceu a honraria e disse que esse reconhecimento incentiva quem a recebe a continuar seu trabalho com ainda maior empenho e dedicação. Maria do Rosário foi indicada pelo bloco PSDC/PTdoB.

CMB criará frente parlamentar para debater a Lei Kandir

Sob perspectiva de que sejam discutidos os impactos, as soluções e que a Lei Kandir …