sábado ,23 setembro 2017
Home / Pautas / Doação de órgãos é tema de debate em sessão especial na CMB

Doação de órgãos é tema de debate em sessão especial na CMB

Data: 25/08/17  (Sexta- feira)
Horário: 9h
Local: CMB- Plenário Lameira Bittencourt. Travessa  Curuzu, 1755.

Contatos: Ascom CMB (4008 2228)/ Flávia Lima ( 98208 5521).

Informações:  Por iniciativa do vereador Celsinho Sabino (PSC), a Câmara Municipal  abre espaço para o debate sobre a doação de órgãos e todas as etapas que envolvem esse processo. Todo ano muitas pessoas recebem de presente uma nova oportunidade de vida, com um transplante de fígado, rim, pulmão, coração, pâncreas, intestino ou com um transplante multivisceral. No ano passado, foram realizadas no Brasil mais de 23.000 cirurgias de transplante de órgãos, sendo 95% dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em mais da metade das operações (58%), 13.793 pacientes receberam novos corações saudáveis. Os transplantes de rim estão em segundo lugar: foram mais de 5.000 cirurgias em 2016, o que corresponde a 23% de todos os procedimentos. Apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas à espera de um novo órgão ainda é grande. Ao todo, mais de 41.000 pacientes estão cadastrados na lista SUS. O rim é o órgão mais demandado: 25.077 esperam por um transplante renal. Em seguida, vêm as córneas (12.686) e o fígado (2.193).

Para vencer a atual desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante conscientizar a população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão. Entre essas etapas, é preciso correr contra o tempo, levantar informações importantes sobre o histórico do doador e do paciente e, a etapa mais delicada, contar com a solidariedade de uma família que passa por um momento de dor.

A princípio, qualquer pessoa que tenha tido a morte encefálica confirmada pode se tornar doadora. Esse é um quadro irreversível em que é diagnosticada a parada total das funções cerebrais. São realizados testes como o eletroencefalograma e a angiografia cerebral para certificar os médicos e a família da parada do órgão.

Em geral, isso ocorre após traumatismos cranianos ou acidentes vasculares. Contudo, apesar da falência do cérebro, o coração continua batendo e é a irrigação sanguínea que mantém os órgãos viáveis para doação. A circulação é mantida artificialmente, por meio de aparelhos e medicamentos, enquanto a Central de Transplantes é avisada e a família é notificada da situação.

Após o diagnóstico de morte encefálica, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. Depois de seis horas de atestada a falência cerebral, o potencial doador passa por um novo teste clínico para confirmar o diagnóstico. Em seguida, a família é questionada sobre o desejo de doar os órgãos.

Em 2015, o Ministério da Saúde viabilizou o transporte de 1.164 órgãos e 2.409 tecidos para transplantes por meio do termo de cooperação e ainda 110 órgãos e 219 tecidos por meio de voos fretados e transportes terrestres em parceria com as Centrais Estaduais de Transplantes. Para reforçar o processo de transporte, o presidente Michel Temer, por meio de decreto, determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) também forneça apoio ao Ministério da Saúde, especialmente em missões solicitadas pela Central Nacional de Transplantes.

Sessão Especial vai debater sistema cicloviário de Belém

Data: 07/06/17- Quarta feira Hora: 15h Local: Plenário Lameira Bittencourt- Trav. Curuzu, 1755 Informações: Nesta …