quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Vereadores / PMN / Fabrício Gama / Dia Municipal do Feirante reúne a categoria em sessão especial na CMB

Dia Municipal do Feirante reúne a categoria em sessão especial na CMB

Dia do Feirante reconhece importância da categoria para a cidade.    Foto: Joâo Gomes/Agência Belém.

Antes do amanhecer, enquanto a maioria das pessoas ainda dorme, eles já estão em plena atividade para garantir o abastecimento da cidade. São homens e mulheres que fazem do dia a dia nas feiras e mercados de Belém sua fonte de renda e sustento da família. Nada mais justo que a categoria tenha sua importância oficialmente reconhecida pela lei nº 7482 de 2 de maio de 1990, que instituiu o Dia Municipal do Feirante, comemorado anualmente em 28 de agosto.

Em alusão à data o vereador Fabrício Gama (PMN) realizou nesta quinta-feira,5, uma sessão especial para homenagear os feirantes de Belém e, ao mesmo tempo, discutir assuntos de interesse da categoria. A sessão reuniu representantes do poder público, entidades de classe e trabalhadores de feiras e mercados.

Em Belém a política de abastecimento é de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Economia. Atualmente são 22 feiras, três portos (Feira do Açaí, Porto do Açaí e Porto da Palha) e 18 mercados sob a gestão do município. Na Secon o total de feirantes cadastrados é de cerca de 8 mil atuando na capital.

Para o diretor de Feiras, Mercados e Portos da Secon, Cairo Parente, a homenagem aos feirantes é mais que merecida. “Todos vocês estão de parabéns. Conheço o trabalho árduo de cada um. Pra mim não é muito fácil falar de feirantes, porque cada feira é uma história, mas todos são importantes para a cidade e para a população”.

O representante do Instituto Ver-o-Peso, Mário Lima, elogiou a iniciativa do vereador Fabrício Gama e falou sobre os desafios do setor. “Esse reconhecimento é importante pra todos nós que não medimos esforços para bem abastecer a cidade, mas não temos muito o que comemorar. A maioria das nossas feiras está em estado degradante e isso precisa ser dito. Esperamos mais do prefeito Zenaldo Coutinho, queremos que ele olhe mais para nossas feiras”, disse Lima.

Também presente à sessão, o representante da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Raimundo Oliveira, do Departamento de Resíduos Sólidos, destacou a parceria da Sesan com os sindicatos e associações de feirantes no trabalho de higienização das feiras e mercados. “Hoje o lixo é um desafio muito grande não só em Belém, mas em todo o mundo, mas penso que buscando parcerias vamos conseguir superar essa situação”, avalia.

Vereador Fabrício Gama homenageou os trabalhadores de feiras e mercados de Belém.

Dedicação e melhorias

Dos seus 59 anos de vida, 50 foram dedicados à rotina das feiras, primeiro na antiga feira da Conceição e depois na feira da Batista Campos. Essa é a história da presidente da Federação dos Feirantes e Empreendedores do Pará, Maria do Socorro Siqueira. “Me sinto honrada com o convite do vereador Fabrício Gama e com o reconhecimento do nosso trabalho. Todo esse tempo eu sempre lutei por melhorias pra nossa categoria e este ano, Graças a Deus, tive a alegria de saber que a Prefeitura de Belém fará a entrega de 2 mil barracas padronizadas para as diversas feiras da cidade, e com certeza esse será um passo importante para dar uma nova cara às nossas feiras”, comemora.

Em relação às melhorias pelas quais os feirantes anseiam, o titular da Secon, Rosivaldo Batista, disse que a profissionalização é determinante para o desenvolvimento do setor. “Convivo há muito tempo com sistemas de comercialização, em especial com o varejismo. Acompanho o crescimento do setor de supermercados e posso afirmar que o desenvolvimento do varejo passa pela profissionalização. Sem dúvida essa é uma marca da economia. Na esfera pública os desejos, as demandas, são ilimitados, mas os recursos não. Infelizmente não há como atender a todas”.

Com a experiência de quem conheceu de perto o sistema de abastecimento, o vereador Fabrício Gama encerrou a sessão falando aos presentes sobre sua atuação na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa) junto com o secretário Rosilvaldo Batista, ex-presidente do órgão. “A Ceasa tem 46 anos de história e tenho orgulho de ter feito parte dessa história e das conquistas que alcançamos ali. Na Ceasa criamos a feira do peixe vivo e também o primeiro projeto eliminando a figura do atravessador entre produtores e feirantes”, contou.

Fabrício Gama destacou vários projetos que está encaminhando em parceria com a Secon, entre eles a Feira do Produtor Rural, primeiro na feira da Sacramenta e depois em todos os centros de abastecimento; uma versão municipal da Feira do Peixe Vivo e também a implantação do mercado de ervas no Complexo do Jurunas. “Temos que unir esforços para fazer com que nossas feiras e mercados cresçam em profissionalismo e qualidade para concorrer de igual para igual com os supermercados, mas com responsabilidade. Vocês feirantes merecem isso”, concluiu.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …