terça-feira ,16 julho 2019
Home / Notícias / Dia Municipal do Corredor de Rua é aprovado por unanimidade na CMB

Dia Municipal do Corredor de Rua é aprovado por unanimidade na CMB

Foto: Campo Grande News

A galeria popular da Câmara Municipal de Belém ficou lotada de adeptos da corrida de rua na sessão ordinária desta terça-feira, 4, para acompanhar a votação que aprovou de forma unânime o projeto de lei que institui no calendário oficial de Belém, o Dia Municipal do Corredor de Rua, a ser comemorado todos os anos no dia 13 de novembro.

O projeto, de autoria do vereador Pablo Farah (PHS), homenageia o atleta Tuplet Seabra Vasconcelos, natural de Itaocara (RJ), que fez história por ter começado a correr entre os 69 e 70 anos de idade e ter sido considerado um fenômeno ao participar de corridas, maratonas e ultramarotas com alta performance, mesmo sem antes ter praticado o esporte. Correndo, Tuplet viajou por todo o país e pelo mundo. Ao longo da carreira participou de 114 maratonas e entre 1997 e 1999 foi recordista brasileiro na categoria acima de 85 anos. No exterior competiu na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Japão, África do Sul, EUA, Inglaterra e Itália. O atleta, modelo para os corredores de rua, faleceu aos 99 anos, pouco depois de sua participação no mundial da Itália. O projeto também é um reconhecimento para Carlindo Lins, criador da Corrida do Círio, nosso maior evento de corrida de rua da capital.

Mais do que uma homenagem, o projeto do vereador Paulo Farah visa chamar a atenção da importância do esporte para a prevenção de doenças cardiovasculares e ao mesmo tempo incentivar a prática da modalidade, a divulgação e projeção da prática desportiva por meio das corridas de rua. “A modalidade é um fomento para o turismo e para a economia da cidade, além de curar doenças, como a depressão. Temos muitos problemas de saneamento, segurança em Belém, mas não podemos esquecer da saúde também”, afirmou Pablo.

Na Região Metropolitana de Belém, a corrida de rua já tem tradição e são vários eventos realizados durante todo o ano por órgãos e instituições públicas e pela iniciativa privada. Além disso existem grupos organizados reunindo adeptos do esporte para a prática regular de corridas nas ruas da cidade.

Câmara encerra o primeiro semestre com 67 projetos de lei aprovados

O período legislativo da Câmara Municipal de Belém foi encerrado na última quarta-feira,26. Durante os …