domingo ,9 dezembro 2018
Home / Notícias / Dia Municipal do Conselheiro Tutelar é celebrado na CMB

Dia Municipal do Conselheiro Tutelar é celebrado na CMB

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão. Foto: Higor Rodrigues

Atender crianças em situação de violação de direitos,aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes e solicitar medidas de proteção estão entre as funções do conselheiro tutelar. O dia municipal em homenagem a esses profissionais foi estabelecido por meio de lei 8.473, de 22 de Dezembro de 2005, que prevê que todo dia 12 de outubro é um momento de levar ao conhecimento da sociedade a importância dessa função no combate a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para lembrar essa data, o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC), convocou uma sessão especial nesta quinta feira, 22.

Mais de 50 conselheiros receberam certificados pelos serviços prestados à comunidade e por todo trabalho social que é feito nos 8 conselhos espalhados pela capital. Mauro Freitas parabenizou os profissionais que se esforçam, lutam e doam seu tempo para defender as pessoas que são futuro da sociedade. “Esta simples homenagem, aprovada à unanimidade pelos vereadores de Belém, não consegue mensurar a importância que a função de vocês tem pra nós. Obrigado por nos ajudarem a construir uma cidade melhor”, agradeceu o presidente do poder legislativo.

Outros vereadores também estiveram presentes na cerimônia. Zeca Pirão (SD) destacou que os conselheiros não são valorizados como deveriam e não têm respaldo do poder público com estrutura e salário digno. Gleisson Silva (PSD), que exerceu essa função antes de ser vereador da casa, reconheceu todas as dificuldades enfrentadas por quem atua na área. Ele considerou a função árdua e disse que fez muitos amigos e é muito agradecido pela experiência. “Somos psicólogos, pai e mãe dessas crianças e adolescentes, nos comovemos com as histórias. Nada paga a gratidão de atender um caso, encaminhar e ver o problema resolvido”, disse o vereador.

José Luis Moraes, conselheiro Municipal de Saúde de Belém, citou que a divulgação do trabalho que é feito é muito importante, pois muitos desconhecem. Segundo ele, além de zelar pelas crianças e adolescentes, o conselho também é um elo de controle social, pois fiscaliza e denuncia irregularidades. “Somos a voz da comunidade para o poder público. Eraldo Coelho, presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente, destacou que 2020 é m ano de eleição para novos conselheiros e devem ser implantados mais 2 conselhos na capital, um no bairro do guamá e outro no benguí. Ele disse ainda nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro vai acontecer a conferência, na UFPA, que vai debater a importância dessa luta para uma sociedade melhor.

Os homenageados com os componentes da mesa. Foto: Higor Rodrigues

Você pode Gostar de:

Lei Orçamentária Anual para 2019 é aprovada na CMB

Em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, 05, os vereadores da Câmara Municipal de Belém votaram o …

Skip to content