domingo ,21 outubro 2018
Home / Vereadores / AVANTE / Dia Municipal da Pesca Esportiva é aprovado na CMB

Dia Municipal da Pesca Esportiva é aprovado na CMB

Foto: Revista Pesca Esportiva

Na sessão ordinária desta segunda feira, 02, os parlamentares de Belém aprovaram à unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Bengtson (PTB) que instituiu o dia 15 de junho como o Dia Municipal da Pesca Esportiva. A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, a comemoração anual passará a fazer parte do calendário oficial de datas e eventos de Belém.

Como praticante do esporte, Paulo Bengtson falou que o projeto tem um caráter de conscientização ecológica, já que o esporte não degrada o meio ambiente, visto que o peixe não é consumido e volta para a água. “Em algumas vezes quando fui pescar, achei que o anzol tinha pegado um peixe, mas era saco de lixo, lata, copo plástico e garrafas pet. A data vem para chamar a atenção para este problema, conscientizar a preservação das espécies e fiscalizar a pesca predatória que tanto prejudica a reprodução dos peixes”, afirmou o vereador.

Vereador Paulo Bengtson, autor do projeto

A vereadora Marinor Brito (PSOL) se posicionou dizendo que estamos carentes de atividades  relacionadas ao lazer e troca de conhecimento e que a criação do dia municipal em homenagem à  pesca esportiva vai ajudar a valorizar a nossa fauna e flora, além de oportunizar conscientização ambiental. “É preciso gerar consciência ecológica sobre as espécies de peixes em extinção e embora à primeira vista pareça que não, esse projeto do vereador Paulo Bengtson é de relevante interesse social, por isso fiz questão de vir aqui justificar e defender a proposta. Parabéns ao vereador. Espero que o prefeito dê estrutura e traga luzes educativas que essa data vai precisar para criar a consciência crítica e ecológica que precisamos”, declarou Marinor.

O vereador Elenilson Santos (Avante)  também subiu à tribuna para justificar seu apoio ao projeto de Bengtson. Para o Dr.Elenilson além do viés da conscientização ecológica, a proposta dá visibilidade a um esporte ainda pouco valorizado que é a pesca esportiva. “Quem pesca sabe o que é manejar um molinete, ou um anzol, sabe que esse é um esporte que ajuda a relaxar de um dia estressante de trabalho por exemplo”, disse o vereador mostrando conhecimento das espécies de peixes mais abundantes na região, locais mais propícios à prática do esporte e às mais diversas técnicas de pesca que podem ser utilizadas sem prejuízo ao meio ambiente.

Você pode Gostar de:

Sessão especial marca a campanha Outubro Rosa na CMB

No Dia do Médico a pauta foi saúde da mulher na Câmara Municipal de Belém. …

Skip to content