domingo ,23 fevereiro 2020
Home / Notícias / Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em Sessão Especial

Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em Sessão Especial

Em Belém a Casa Dia é referência no atendimento a pessoas vivendo com o HIV.
Foto: Alessandra Serrão/Agência Belém.

Instituído há 31 anos pela Assembleia Geral da ONU e  Organização Mundial de Saúde o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de Dezembro é sempre uma nova oportunidade de conscientização sobre a importância da prevenção à doença. Em Belém uma das iniciativas que vão marcar a data é a realização de uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém, proposta pelo vereador Fabrício Gama (PMN) e aprovada à unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira,12.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em agosto de 2018, em 14 anos mais de sete mil pessoas morreram por complicações decorrentes da Aids no Pará e o estado ocupa o segundo lugar com maior número de mortes causadas por HIV no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pelo MS a falta de informação e os descuidos são as principais causas da contaminação pelo vírus.

“É preocupante que em pleno século 21 a taxa de contaminação desse vírus seja tão alta, principalmente entre os jovens que estão apenas iniciando sua vida sexual. O problema é muito sério. Além do desconhecimento que contribui para a proliferação do vírus, a doença também é discriminatória e é preciso um programa efetivo para conter seu avanço”, declarou Fabrício Gama.

Fabrício Gama vai presidir o debate sobre a prevenção e combate ao HIV em sessão especial alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A sessão especial vai reunir autoridades na área da Saúde e sociedade civil para debater as políticas públicas de prevenção e combate à Aids. “Parabéns ao vereador Fabrício Gama pela proposta de discutir esse tema tão complexo, que precisa ser tratado com muita seriedade porque muitas pessoas ainda morrem de Aids devido à vergonha de procurar tratamento para não se expor ao preconceito e à discriminação que vêm junto com a doença”, destacou o vereador Emerson Sampaio (PP). Também em apoio ao requerimento, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) disse que durante a sessão algumas dúvidas sobre o programa municipal contra a Aids poderão ser esclarecidas. “Algumas demandas em relação à dispensação de medicamentos para pacientes com Aids em Belém precisam de respostas, por isso é importante que a presença do secretário municipal de Saúde seja assegurada nesta casa”, afirmou.

As ações da Prefeitura de Belém no combate ao HIV foram destacadas pelo presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (DC). ” Tenho tido a oportunidade de participar de várias ações do Movimento de Prevenção ao HIV em Belém, até por estar muito próximo dos grupos em defesa da diversidade. Por isso posso dizer que a Prefeitura de Belém está de parabéns. Hoje temos a Casa Dia ampliada e reformada e um grande avanço nessa gestão foi a criação da Coordenadoria da Diversidade Sexual, de forma que podemos afirmar que realmente temos política pública de prevenção e combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.Isso precisa ser reconhecido e elogiado”, enfatizou o presidente da casa.

Guarda Municipal de Belém recebe homenagem pela atuação na maior apreensão de drogas no estado do Pará

Vereadores e guardas municipais na homenagem da casa à corporação. A repercussão da ação de …