segunda-feira ,23 Abril 2018
Home / Vereadores / França / Dia Mundial da Juventude é comemorado em Sessão Especial

Dia Mundial da Juventude é comemorado em Sessão Especial

O proponente da sessão, vereador Pastor França, durante o discurso na tribuna

Nesta quinta feira, 05, à tarde, uma sessão especial proposta pelo vereador Pastor França (PRB) teve como tema o “Dia Mundial da Juventude”. Estiveram reunidos na Câmara Municipal de Belém, entidade ligadas ao assunto, jovens da igreja universal, poder público e a sociedade em geral. “Neste momento difícil que estamos tendo que enfrentar com a falta de emprego e oportunidade para esta juventude, temos que criar políticas públicas e investimento para eles. Por isso decidi convocar pessoas envolvidas nesse processo. Juntos podemos trazer um futuro melhor para nossos adolescentes”, disse o vereador.

Representando a Guarda Municipal de Belém, Claudionor Uchôa, falou sobre a mudança de comportamento da juventude atual e ponderou que hoje os jovens estão entrando no mundo da violência muito cedo e que esses adolescentes precisam ser cuidados e incentivados a adentrar o mercado de trabalho. “Antes os jovens empinavam papagaio, brincavam de peteca, hoje eles estão se tornando assaltantes as 12 anos. Precisamos tomar uma providência para chamara atenção do poder público para que essas crianças saiam das ruas e tragam um futuro melhor pra nossa cidade e pro nosso país”, disse o Guarda Municipal.

Uma das formas de mudar essa realidade é dando oportunidades de educação e o primeiro emprego para mais de 52 milhões de jovens no Brasil. Durante o pronunciamento, Antônio Coimba, da Fábrica Esperança e representante do PRB juventude de Ananindeua, pediu pra que os vereadores olhem mais pela juventude e proporcionem condições e amparo social. “Quantos jovens, hoje, não estão nas praças e festas se drogando? Quantos não estão na criminalidade? Cadê as políticas públicas e os nossos governantes? Eles são o futuro desse país. Precisamos mudar essa situação”.

João Vitor dos Santos, coordenador municipal da juventude da Sejel, apontou que a prefeitura de Belém cria constantemente várias ações para a juventude de Belém. Atualmente está sendo realizado o curso “Inova jovem” para empreendedorismo de jovens de 18 a 29 anos. A intenção é ensinar práticas e iniciativas de emprego e renda. “Buscamos apoio da polícia militar, da Guarda Municipal e dos centros comunitários para convocar esses jovens para participarem dessa qualificação. Sentimos muito o fato dos nossos cursos não terem o público esperado, apesar da intensa divulgação. Precisamos de mais interesse desses jovens e da integração entre estado e município para mais oportunidades”, disse o coordenador.

Belém ganha data no calendário oficial para conscientização do HIV

De autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL), a Câmara Municipal de Belém aprovou hoje, 2, …