quarta-feira ,19 junho 2019
Home / Vereadores / DC / Mauro Freitas / Dia Internacional da Mulher é lembrado na CMB

Dia Internacional da Mulher é lembrado na CMB

As homenageadas receberam plaquetas e rosas

O emponderamento feminino, combate a violência e igualdade no mercado de trabalho centralizaram o debate na homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” na Câmara Municipal de Belém. Nesta quinta feira, 14, uma sessão especial trouxe ao plenário Lameira Bittencourt dezenas de mulheres que se destacam na sociedade por sua atuação profissional, história de vida, trabalho nas comunidades ou contribuição para o desenvolvimento do município de Belém.

A solenidade entregou as 13 homenageadas, indicadas pelos blocos de partidos da CMB, como forma de reconhecimento, a plaqueta “Dulce Accioli”. A honraria tem o nome da fundadora do Movimento de Promoção da Mulher, que nos anos 80 lutou pela criação da Delegacia da Mulheres do Conselho Municipal da Condição Feminina, além de se destacar na defesa das causas feministas.

Plenário durante a sessão

A sessão foi presidida pela vereadora Simone Kahwage (PRB), 2º vice presidente da CMB, que destacou que a data não tem caráter comemorativo, principalmente pelas notícia bárbaras de mulheres mortas e vítimas de violência logo no início do ano. Simone destacou que esses acontecimentos tem levado a uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, segurança e políticas públicas voltadas à elas. “O mês de março também deveria ser lembrado com respeito, igualdade, proteção, empatia, liberdade que todas as mulheres merecem e não apenas como um dia igual a todos os outros”, disse Simone.

Para a vereadora Nilda Paula (PRB), o momento lembra mais um espaço de conquista sofrida para que as mulheres fossem lembradas em um dia internacional. “Hoje temos voz, comemoramos o espaço que ganhomos, lutamos e conseguimos ocupar cargos públicos. Enfermeira Nazaré (PSOL) destacou a importância de trazer para a reflexão da sociedade que ainda é patriarcal a maxista, a luta pela igualdade. “Hoje as mulheres ainda recebem salários menores, ocupam função feminina e têm pouca entrada nos cargos de poderes. Vamos fazer desse dia um momento de mudança no mundo”, disse Nazaré.

A vereadora Simone Kahwage entregando a homenagem a Maria Beatriz Padovani

Maria Beatriz Padovani, Presidente da Funbosque, foi a homenageada indicada pelo presidente da casa, Mauro Freitas (DC). Beatriz disse sentir nos ombros a responsabilidade de fazer jus a homenagem e a função que lhe foi concedida perante a sociedade. “Somos brasileiras que não fugimos a luta, somos graduadas, conquistamos espaço, somos vereadoras, o que quisermos, sem perder a sensibilidade. Muito obrigada a Câmara e ao presidente pelo reconhecimento”, disse a presidente da Funbosque.

Ao subir a tribuna, o Vice-presidente da CMB, Fabrício Gama (PMN) falou das leis já existentes que beneficiam e protegem as mulheres e ressaltou que ainda são poucas diante de tanta injustiça e violência fisíca, psicológica e moral. “Temos que brigar pelo cumprimentos dessas leis e para que os agressores sejam punidos sempre”, afirmou o vereador.

Vereador Toré Lima e a homenageada Carmem Lúcia

Toré Lima (PRB) falou emocionado sobre a mulher escolhida por ele para ser homenageada e disse que ela representa força em um momento de luta, dor, união da família e fé. Carmem Lúcia Coelho é moradora do bairro do canudos e uma das vítimas do incêndio que atingiu 10 casas no bairro no início do mês de março. O neto dela de 3 anos faleceu no incidente. “Pra mim é muito especial ser homenageada. É a primeira vez que eu, uma mulher, humilde com uma história de luta sou lembrada pelas autoridades. Meu neto e o sofrimento da minha família me trouxeram até aqui. Peço a Deus pra me dá esse fortalecimento como mulher pra reerguer a minha família”, disse Carmem. Ao final da sessão, as vereadoras presentes na sessão também foram homenageadas.

Vereadoras Enfermeira Nazaré, Nilda Paula e Simone Kahwage

Dia Municipal das Águas fará parte do calendário oficial de Belém

No dia 19 de Março passará a ser comemorado, no calendário oficial de Belém, o …