quarta-feira ,12 dezembro 2018
Home / Notícias / Dia da Mulher na CMB tem homenagens e apoio à maior participação feminina no parlamento

Vereadores homenageando as funcionárias da casa

A maior participação da mulher na política pontuou os discursos na sessão solene que comemorou o Dia Internacional da Mulher na manhã desta quinta-feira,08, na Câmara Municipal de Belém. Dezenove mulheres representantes dos mais diversos segmentos sociais foram agraciadas com a plaqueta  “Dulce Acioli”, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município. A comenda homenageia a fundadora do Movimento de Promoção da Mulher, Dulce Acioli, que  nos anos 80 se destacou em Belém na luta  pela criação da Delegacia da Mulher e do Conselho Municipal da Condição Feminina, principais bandeiras dos movimentos em defesa das causas feministas à época.

As homenageadas foram indicadas pelos blocos dos partidos  que compõem a Câmara, tendo como referências a competência, dedicação e superação de cada uma em sua área de atuação.

Em nome das vereadoras Marinor Brito (PSOL), Simone Kahwage (PR) e Blenda Quaresma (PMDB)  que formam a bancada feminina na CMB, o vereador e presidente da casa, Mauro Freitas (PSDC) destacou a importância da data em todo o mundo e disse entender que para os homens que convivem com as mulheres desde que são gerados, é muito mais fácil falar da mulher do que elas mesmas. ” Não podemos ignorar que a mulher tem conseguido muitas vitórias ao longo da história, muitas inclusive atrasadas como a mais recente que é a decisão do congresso em ampliar a participação política das mulheres nos parlamentos. Todos sabem que eu não sou muito a favor de sistema de cotas, mas nesse caso eu apoio totalmente. Nós mesmos aqui nesta Casa já tivemos uma participação bem maior de mulheres no parlamento, e acho importante que este espaço seja cada vez mais ampliado, porque não só as mulheres ganham, mas toda a sociedade”, avalia o vereador.

Vereadora Simone Kahwage na tribuna

Representando todos os vereadores da CMB na solenidade, a vereadora Simone Kahwage destacou a luta para combater toda forma de violência contra a mulher e agradeceu o apoio que vem recebendo de todos vereadores em todas as suas iniciativas voltadas para a defesa de direitos femininos. ” O apoio dos homens é muito importante sim , mas por todas as mulheres que lutam no dia a dia eu acredito que temos sim que ter mais mulheres na política. Essa é uma bandeira que eu sempre vou defender”, declarou.

Vereadora Marinor Brito durante o pronunciamento

Para a vereadora Marinor Brito (PSOL) “Todo 8 de março remete à história da vida de tantas mulheres do  mundo que lutaram e ainda lutam para botar na ordem do dia as pautas emancipadoras, mas nós ainda temos muito ainda a avança quando se trata de empoderamento feminino”, disse Marinor. “Nós temos o privilégio de ter a nossa consciência crítica, de justiça social, mas precisamos envolver mais mulheres na democracia representativa e aumentar nossa participação no parlamento municipal é um passo decisivo para isso”, afirma a vereadora.

Vereadora Blenda Quaresma e a homenageada Edilene

Indicada pela vereadora Blenda Quaresma (PMDB), a líder comunitária Edilena Vieira da Silva representou todas as mulheres homenageadas e também levantou a bandeira da maior participação feminina na política .” Precisamos nos unir nessa luta e eleger mais mulheres para as câmaras municipais, principalmente nos municípios do interior do Estado onde há grande necessidade de consciência política entre as comunidades”, concluiu.

No encerramento da solenidade os vereadores homenagearam as servidoras da Casa com a tradicional entrega de rosas.

Alguns vereadores e suas homenageadas

Lei Orçamentária Anual para 2019 é aprovada na CMB

Em sessão extraordinária, nesta quarta-feira, 05, os vereadores da Câmara Municipal de Belém votaram o …