domingo ,19 maio 2019
Home / Notícias / Dia da mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher é aprovado

Dia da mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher é aprovado

Vereadora Simone Kahwage

Membro da Comissão da Mulher da Câmara Municipal da Belém, na manhã desta segunda-feira, 22, a vereadora Simone Kahwage (PRB) aprovou mais um projeto relacionado ao tema. Todo dia 06 de Dezembro será lembrado como o Dia municipal da mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher. O símbolo da comemoração será um laço branco. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica e ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar. 14 mulheres foram assassinadas e o rapaz suicidou-se em seguida. Na carta deixada pelo assassino, ele justifica que cometeu o ato porque não suportava ver mulheres estudando engenharia, um curso masculino.

Segundo a vereadora, situações como essa e outras recorrentes no nosso dia-a-dia nos fazem refletir sobre a desigualdade entre homens  e mulheres e sobre o preconceito que ainda existe. No Canadá, onde o episódio aconteceu, a campanha Laço Branco foi criada como forma de promover essa igualdade, além de relacionamentos saudáveis e uma nova visão de masculinidade. “No Brasil já existe a campanha. São promovidos eventos, atividades com objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A atuação é em espaços públicos, escolas, instituições de saúde, empresas privadas. Belém não poderia ficar alheia a esse movimento nacional”, afirmou a vereadora.

Dia do Obreiro Universal

Na mesma sessão ordinária foi aprovado o projeto de autoria do vereador Pastor França (PRB) que institui no calendário oficial de Belém o Dia do Obreiro Universal a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de agosto. De acordo com o vereador, a comemoração segue a tendência dos demais estado e municípios do país que presta essa homenagem tão relevante ao belo trabalho realizado pelo obreiro à instituição religiosa.

Assistentes Sociais recebem homenagem na CMB

Anualmente, todo dia 15 de maio é comemorado o dia municipal do assistente social no …