Covid-19 e violência contra a mulher dominam os debates na primeira sessão da CMB

As secretarias estadual e municipal de Saúde foram cobradas acerca de providencias relativas à Covid-19, na Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira (3), dividindo as atenções com a questão da violência contra a mulher e o respeito a parlamentares do sexo feminino. A primeira sessão plenária ordinária do início desta 19ª Legislatura foi presidida pelo vereador Bieco (PL)

O risco representado pela aglomeração nos transportes públicos de Belém foi a preocupação manifestada pelo vereador Mateus Cavalcante  (Cidadania). Ele informou que se empenhará no sentido de aumentar a fiscalização nos ônibus e que também entrou em contato com empresários para se informar sobre o que está sendo feito pelo setor e cobrar mais cuidados, tanto para os usuários quanto pata os trabalhadores dos coletivos.

Emerson Sampaio (PP) destacou que já apresentou projeto de lei dispondo “sobre a obrigatoriedade da instalação de cabines de desinfecção em empresas e centros comerciais passíveis de aglomeração de pessoas, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus no Município de Belém”. Lamentou que sua proposta, aprovada pela CMB em dezembro do ano passado, tenha sido vetada integralmente pelo então prefeito Zenaldo Coutinho.

Miguel Rodrigues (Podemos) adiantou que apresentará projeto de lei para que a Sesma informe, em cada uma de suas unidades, com banners e cartazes de fácil visualização, o trabalho e procedimentos médicos e ambulatoriais feitos no local.

Vereadora Enf. Nazaré

Já a vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) explanou sobre violência contra mulher e defendeu que seja implementada nas escolas a discussão sobre a lei Maria da Penha. Ainda em sua fala, a parlamentar pediu a todos os colegas vereadores que ajam com mais respeito para com as mulheres daquela Casa, vereadoras e servidoras.

A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 9 de fevereiro.