Covid-19: Câmara de Belém poderá reforçar a compra de vacinas

Mais 30 milhões de reais poderão ser destinados à Prefeitura de Belém para compra de vacinas contra a Covid-19. Os vereadores de Belém se reunirão nesta sexta-feira (29) para discutir a proposta do vereador Zeca Pirão, presidente do Legislativo Municipal, de autorizar o Executivo a utilizar os valores relativos às emendas individuais do Orçamento Impositivo para a compra de imunizantes.

Aprovado no ano passado, o Orçamento Impositivo é a parcela do Orçamento Municipal destinada obrigatoriamente à execução de emendas dos legisladores relativas a trabalhos e serviços diversos na cidade. Corresponde a 1,2% da receita corrente liquida municipal, o que, neste ano, atinge a soma de 30 milhões de reais aproximadamente.

De acordo com a proposta de Pirão todo o montante do orçamento impositivo será revertido à compra da vacina contra a Covid-19. “É obrigação da Câmara Municipal de Belém olhar pelo povo. Estamos olhando as dificuldades que a população vem enfrentando como transporte, saneamento e em outros segmentos. Mas estamos mais preocupados com a saúde do povo e estamos decidindo aqui como podemos colaborar nesta luta. Pela minha parte e pela vontade de alguns outros vereadores esse assunto já está decidido, mas temos de ouvir toda a Casa. Então, por isso, reuniremos para saber se todos os legisladores abrem mão das suas emendas individuais impositivas, que somam mais de trinta milhões de reais, para destinar essa verba para a compra de vacinas contra a Covid-19. Será uma ação a favor da população de Belém”, explica o presidente da CMB.

Após a reunião de amanhã e caso a proposta seja aprovada pelos demais vereadores a Casa formalizará um documento informando o prefeito Edmilson Rodrigues da decisão que autoriza a Prefeitura a adotar as medidas destinadas a assegurar a compra das vacinas, de modo a garantir a imunização da população.

TEXTO : Divisão de Comunicação Social