quinta-feira ,19 outubro 2017
Home / Vereadores / Mauro Freitas / Comandante do IV Distrito Naval recebe o título de Cidadão de Belém na Câmara Municipal

Os vereadores Mauro Freitas e Celsinho Sabino entregam o título de Cidadão de Belém e o Brasão D’Armas ao Vice-Almirante Alípio Jorge.

Às vésperas de  assumir uma nova missão profissional, o comandante do IV Distrito Naval,Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva foi homenageado na Câmara Municipal de Belém nesta terça-feira,18, com o título de Cidadão de Belém e o Brasão D’Armas do município.

A homenagem, iniciativa do presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (PSDC), foi recebida com gratidão  e compartilhada com todo o corpo funcional da marinha. ” Essa homenagem é um ato de bondade, não só comigo, mas com todos os homens e mulheres da Marinha, pela empatia que existe entre a Marinha e a população de Belém e do Estado do Pará”, declarou o Vice-Almirante que, na próxima semana, deixa o cargo no IV Distrito Naval para assumir o Comando da Esquadra nacional, no Rio de Janeiro.

No comando do IV Distrito Naval desde 2016, o Vice-Almirante Alípio Jorge considera gratificante a experiência na capital paraense. ” Minha passagem por aqui  superou de longe todas as expectativas. Já conhecia a população de Belém pelo calor humano, pela forma como recebe e demonstra respeito e simpatia pela  Marinha e pelos militares, mas nossa relação aqui foi muito intensa”, afirma.

Parcerias

Para o Comandante do IV DN,  a integração com as instituições de governo beneficia muito o trabalho desenvolvido pela corporação. “Ao iniciar meu comando aqui, por  coincidência junto com o aniversário de 400 anos de Belém, a Marinha teve a oportunidade de realizar diversos eventos em homenagem ao aniversário e também buscando divulgar o nosso trabalho graças à forma como as instituições nos receberam aqui. Pudemos realizar um trabalho de parceria crescente, então posso ver meu pessoal  trabalhar sempre com muita satisfação”, destaca o oficial.

A proximidade com a população é outro aspecto destacado pelo Vice-Almirante em relação ao papel da Marinha na região Norte. “O trabalho da Marinha tem duas vertentes. Uma vertente militar, de defesa da pátria junto com o Exército e a Aeronáutica e outro trabalho, que é com o desenvolvimento socioeconômico do país. Eu diria que isso é muito maior aqui na região Norte, que nós chamamos Portal da Amazônia, onde temos um trabalho  muito intenso”, explicou.

O Vice-Almirante Alípio Jorge agradece e compartilha a homenagem com todos os homens e mulheres da Marinha que o ajudaram a cumprir sua missão em Belém.

A relação direta com as pessoas, com a comunidade é o diferencial na função de comando do IV Distrito Naval, na avaliação do Vice-Almirante Alípio Jorge. “Se no comando em chefe da esquadra que eu vou assumir em seguida, os nosso navios ficam operando longe do litoral e a população não vê  nossas aeronaves, nosso submarinos, os grandes navios, aqui é diferente. Nossos navios estão sempre perto da população realizando patrulha, as capitanias realizando a inspeção naval nas embarcações, realizando assistência á população ribeirinha, trabalhando com a mudança de mentalidade com relação à segurança da navegação. Aqui esse trabalho é muito forte”, reitera.

O comprometimento social do Vice-Almirante com a capital paraense  é um dos muitos motivos para que hoje ele receba o título de Cidadão de Belém. ” O Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva é uma pessoa muito importante para nossa cidade. Tivemos  a oportunidade, junto com o poder legislativo de visitar o IV DN, onde nos foi mostrado a importância da defesa da costa paraense e ele foi peça fundamental. Hoje a CMB homenageia  com o titulo de Cidadão de Belém, o mais importante de nossa cidade, uma pessoa que deixa um legado de trabalho e de probidade no serviço público militar e isso é o mínimo que a Câmara pode fazer,  além de desejar que ele retorne em paz pra sua cidade, com a certeza de que Belém estará sempre  não só de portas, mas de coração aberto para o nosso vice-almirante Alípio Jorge”,  declarou o vereador Mauro Freitas.

A solenidade de entrega da comenda e do Brasão D’Armas ao comandante do IV Distrito Naval foi prestigiada por diversas autoridades da marinha, Sociedade Amigos da marinha do Estado do Pará e os vereadores Toré Lima (PRB ) e Celsinho Sabino (PSC).

Autoridades em Direitos Humanos são homenageadas na Câmara Municipal

Uma nova maneira de abordar e debater o tema Direitos Humanos, com o conhecimento e …