quarta-feira ,19 junho 2019
Home / Vereadores / PSOL / Fernando Carneiro / CMB terá comissão para acompanhar questões do tratamento de lixo em Belém e RMB

CMB terá comissão para acompanhar questões do tratamento de lixo em Belém e RMB

Maioria dos vereadores aprovou a criação da comissão especial proposta por Fernando Carneiro.

Uma comissão especial formada na CMB  vai acompanhar  de perto a questão do tratamento dos resíduos sólidos em Belém e Região Metropolitana. A proposta, apresentada em requerimento pelo vereador Fernando Carneiro (PSOL), foi aprovada  por maioria na sessão ordinária desta segunda-feira,1, e tem como objeto as  negociações entre governo municipal e a empresa Guamá Tratamento de Resíduos ,tendo em vista que a empresa já comunicou o encerramento das suas atividades a partir do próximo dia 31 de maio.

O assunto foi tema da sessão especial realizada por Fernando Carneiro no último dia 21, na CMB. Atualmente a  Guamá Tratamento de Resíduos é responsável pela destinação final e tratamento dos resíduos coletados em Belém, Ananindeua e Marituba. Caso se confirme  a decisão anunciada pela empresa, as consequências podem  afetar cerca de 2,5 milhões de pessoas nos três municípios.

De acordo com o requerimento aprovado, a mesma comissão poderá representar  Belém numa possível comissão tripartite a ser formada com os municípios de Ananindeua e Marituba. ” Eu agradeço o apoio dos meus pares nessa proposição porque essa é uma questão muito séria, pois ao mesmo tempo em que a Guamá Tratamento de Resíduos ameaça parar de receber  a coleta de lixo, existe ainda a possibilidade de ela conseguir ampliar a área do aterro sanitário. Então o que nós precisamos é saber o que de fato está sendo tratado entre a Prefeitura e a empresa, pois infelizmente hoje a prefeitura tem se omitido nas discussões”, declarou Carneiro.

Vereador Fernando Carneiro (PSOL).

Destacando a importância do assunto para toda a população, o vereador Fabrício Gama (PRN) contestou a declaração feita por Carneiro  sobre a ausência da Prefeitura de Belém nos debates sobre o tema. ” Realmente essa é uma questão muito séria, por isso mesmo é preciso dizer que ao contrário do que o vereador afirma, a Prefeitura tem sido atuante e presente sim nas discussões, inclusive realizando reuniões importantes com os gestores dos outros municípios para fazer frente às atitudes dessa empresa que tenta chantagear as prefeituras para conseguir aumentar o preço da tonelada de lixo para tratamento”.

Para o vereador Toré Lima (PRB) a comissão vai facilitar o fluxo de informações entre o executivo e o legislativo. ” Isso é importante porque há cerca de dez dias eu e o vereador Fernando Carneiro estivemos na empresa e as informações que nos repassaram lá dizem justamente o contrário do que diz a Prefeitura, inclusive sobre a falta de contrato para a prestação do serviço que hoje é pago por indenização. Urge portanto a criação dessa comissão”.

Ao se manifestar sobre o risco de paralisação do tratamento de lixo pela empresa Guamá, o vereador Sargento Silvano(PSD) questionou a situação atual. ” Eu tenho apenas uma pergunta aos vereadores. Por  que estamos reféns dessa empresa que agora ameaça parar o serviço e ninguém toma uma providência? É preciso que haja uma investigação séria sobre isso”.

“Com a comissão especial vamos  poder participar de forma mais presente nas discussões e busca de soluções para  evitar que no final a população não acabe sendo penalizada. E é preciso mesmo ficar claro a posição da empresa, pois se ela mesmo já disse não ter condições de receber a coleta de lixo, como é que de repente está reivindicando a ampliação da área para implantação de novas células de tratamento?” , indagou o vereador Igor Andrade (PSB).

A falta de alternativas viáveis para a destinação do lixo no caso de fechamento da empresa, foi o ponto destacado pelo vereador Emerson Sampaio (PP). ” O que mais preocupa no  momento é que existe a possibilidade da empresa fechar as portas e até agora essa Casa desconhece qualquer iniciativa do poder público para evitar o caos que a suspensão desse serviço pode trazer para a população”.

Dia Municipal das Águas fará parte do calendário oficial de Belém

No dia 19 de Março passará a ser comemorado, no calendário oficial de Belém, o …