terça-feira ,1 dezembro 2020
Home / Notícias / CMB terá comissão especial para acompanhar o projeto Parque da Cidade

CMB terá comissão especial para acompanhar o projeto Parque da Cidade

Obra que vai transformar o antigo Aeroclube em espaço cultural e de lazer, será acompanhada de perto pelos vereadores de Belém. Foto: Oswaldo Forte/Arquivo/O Liberal.

Em requerimento aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira,5, na Câmara Municipal de Belém, o vereador Igor Andrade, do PSB, sugeriu que seja criada no âmbito do legislativo uma comissão para acompanhar todo o processo, do projeto à conclusão das obras, de construção do Parque da Cidade anunciado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura,  para transformar a área do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio (Aeroclube) em um novo espaço de cultura, esporte e lazer em Belém.

“Precisamos a execução do projeto até o final, inclusive apresentando sugestões e propostas em benefício da população”, argumentou o autor do requerimento. Para Igor Andrade, como representantes do povo, é dever dos vereadores saber onde e como serão aplicados os recursos públicos, ” em especial em obras de grande importância para a capital, como com certeza é o caso do futuro Parque da Cidade”.

Manifestando apoio à proposta o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (DC) lembrou que o autor da ideia que inspirou o Parque da Cidade é do atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará ex-vereador Nelson Chaves, que há 30 anos criou o projeto que foi cedido ao governo estadual. Freitas também sugeriu que a comissão especial tenha em sua composição vereadores diretamente ligados ao governo do Estado.

Críticas

Durante a discussão do requerimento vários vereadores se pronunciaram para manifestar apoio à proposição do vereador Igor Andrade, entre eles o vereador Sargento Silvano (PSD) que apesar de reconhecer a importância da obra para a cidade, criticou abertamente a atual secretária de Cultura, Úrsula Vidal, segundo ele “uma pessoa cujo comportamento e postura não condizem com um cargo que tem sob sua responsabilidade a cultura produzida para as famílias do Pará e de Belém”.

A favor da criação da comissão parlamentar para acompanhamento das obras, o vereador Toré Lima (Republicanos) também fez ressalvas à secretária de Cultura. “Úrsula Vidal vem se notabilizando pelos desmandos à frente da Secult e não sou eu quem afirma isso. É o que se vê no meio artístico e cultural,nas mídias, nas redes sociais. O descontentamento com essa secretária é geral”, disse.

O vereador Fernando Carneiro declarou seu voto favorável ao requerimento, mas com ressalvas ao governo do Estado.”Votei favorável porque sei que essa obra interessa à cidade e nada mais correto do que a CMB acompanhar todo o processo, mas até agora não consigo perceber nenhuma diferença na essência do governo Helder Bar5balho em comparação aos governos do PSDB. A população continua sendo penalizada com um dos ICMSs mais caros do país incidindo sobre as contas de energia elétrica por exemplo”, destacou.

Audiência Pública debate a LOA 2021

Na tarde desta terça-feira, 17, uma audiência pública debateu a Lei Orçamentária Anual para o …