domingo ,28 maio 2017
Home / Notícias / CMB retoma trabalhos com foco em renovação e parcerias

CMB retoma trabalhos com foco em renovação e parcerias

Saúde, saneamento e segurança foram os principais temas abordados na sessão inaugural do período legislativo na Câmara Municipal de Belém (CMB) nesta quarta-feira (1). Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba “podem continuar contando com o carinho da prefeitura”, segundo a promessa do prefeito reeleito Zenaldo Coutinho (PSDB), que também anunciou a criação de uma nova secretaria municipal, a de Ordem Pública.

O presidente da Câmara, vereador Mauro Freitas (PSDC), disse que a Casa em breve apreciará mensagens do Executivo que “não vão agradar a maioria da cidade” mas que serão necessárias e que políticos e administradores não devem temer reações a seus atos. Marinor Brito (PSOL) fez um pronunciamento de criticas à administração de Zenaldo e disse que guardaria seus pleitos para outra ocasião por causa do “momento de incertezas jurídicas” geradas pela iminência do julgamento de ações contra a chapa Zenaldo Coutinho – Orlando Reis pelo TRE.

Diante das galerias lotadas de funcionários da prefeitura e de manifestantes com uma faixa de criticas à administração municipal, Zenaldo, secretários municipais e vereadores apresentaram balanços de suas atuações, reclamações da população, promessas, propostas, críticas e elogios. Saúde, saneamento e segurança, setores administrativos que originaram os três “s” que basearam a propaganda eleitoral de Zenaldo em sua primeira disputa pelo cargo, em 2012, dominaram os pronunciamentos dos representantes das bancadas.

Na tribuna da Casa, Zenaldo leu um discurso em que saudou a renovação das bancadas na CMB e afirmou que na prefeitura também havia renovação “apesar da aparência de continuidade”. Destacou a conclusão da primeira fase do BRT (Mangueirão-São Brás) como ponto positivo de sua gestão, detalhando projetos de integração com o trecho sob a responsabilidade do governo estadual (Marituba-Belém) e com o transporte fluvial, que unirá a região das ilhas a Belém. O modal rodo-fluvial, aliado à adoção do bilhete único e de “ônibus melhores e mais confortáveis”, conforme o prefeito, darão ao munícipe a realização de um sonho: “O rio como continuação das ruas e vice-versa” . Concluiu anunciando seus líder e vice-líder de governo, Nehemias Valentim (PSDB) e Fabricio Gama (PMN).

Falando em nome do PSOL e das bancadas de oposição, Marinor Brito declarou esperar mudanças no relacionamento entre Executivo e Legislativo porque, segunda ela, até o ano passado oposicionistas foram obrigados, por várias vezes, a recorrer ao Ministério Público para serem ouvidos pela administração. Também denunciou que o assédio a servidores públicos municipais continua freqüente. “Nosso gabinete recebe queixas contínuas”, afirmou.

O destaque dado por Marinor ao que denunciou como falta de apoio do atual prefeito à cultura foi respondido pelo vice-líder do governo. Na opinião de Fabrício Gama, Zenaldo é um “grande gerente” que investiu muito na cultura e que, em decorrência disso, o carnaval do ano passado em Belém “foi o terceiro maior do Brasil”.

Toré Lima (PRB) propôs e criação de um grupo parlamentar composto por vereadores com base nos bairros da Terra Firme, Guamá, Canudos, Marco e baixada do Curió, para atuar com mais intensidade em favor desses locais. Ele também se declarou servidor público da CMB e colocou seu mandato à disposição das demandas dos colegas.

Também apresentaram suas perspectivas para o mandato os vereadores Adriano Coelho (PDT), Igor Normando (PHS), Gleisson Oliveira (PSB), Sargento Silvano (PSD), Doutor Elenilson (PT do B) e Jose Dinely (PSC).

Protagonismo da mulher na família e lutas sociais são destaque no Dia das Mães da CMB

Elogios emocionados a mulheres que assumiram os papéis de pai e mãe ou que se …