domingo ,22 julho 2018
Home / Vereadores / PDT / Adriano Coelho / Câmara reabre trabalhos com nova sala de imprensa e prestação de contas da PMB

Câmara reabre trabalhos com nova sala de imprensa e prestação de contas da PMB

Momento da inauguração da nova sala de imprensa

O período legislativo na Câmara Municipal de Belém está oficialmente aberto. Em solenidade realizada nesta quinta-feira,1, no plenário Lameira Bittencourt, a maioria dos 35 vereadores que compõem a Casa esteve presente junto com o prefeito Zenaldo Coutinho, o Vice-prefeito Orlando Reis e demais autoridades civis e militares.  A sessão de abertura foi marcada pela inauguração da nova sala de imprensa da CMB e da bancada Eládio Malato. Representantes da família Malato participaram do evento e por meio do Juiz Ernane Malato, filho do homenageado, agradeceram pela lembrança e reconhecimento prestados ao ex-jornalista que também se destacou como servidor do poder Legislativo. “Estamos muito felizes com a homenagem e dividimos essa honra com toda a imprensa local e nacional que tem papel fundamental nas mudanças que hoje se vê no cenário político do Brasil, principalmente no que se refere a um processo político com mais transparência em respeito ao povo”, declarou o magistrado.

Dando início aos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Freitas (PSDC), falou sobre os desafios de 2018. Para ele, o principal foco é manter o padrão de 2017, quando a CMB se destacou como uma das mais produtivas do Brasil. O presidente também destacou os projetos que devem ser votados no primeiro semestre, entre eles o pacote anticorrupção que objetiva dar maior transparência à gestão municipal.

Mauro Freitas, presidente da CMB

A tribuna foi ocupada em diversos momentos por vereadores líderes de bancada. O vereador Rildo Pessoa (Avante) destacou os avanços na gestão municipal durante a atual crise econômica, mas também disse ser necessário reiterar a urgência que a população tem de soluções para problemas urbanos, como é o caso dos moradores do bairro do Benguí. O discurso do vereador Joaquim Campos (MDB) foi de indignação pelos sucessivos escândalos de corrupção causados pelo que ele chama de “corja que quebrou o país”.  Igor Normando (PHS) ressaltou que para que as conquistas do legislativo avancem são necessárias atitudes coletivas e compromisso de todos.

As medidas do Executivo que afetaram servidores municipais com a suspensão de vencimentos em diversas secretarias e a portaria que autorizou a atualização do valor do metro quadrado dos imóveis e em consequência alterou os valores do IPTU foram abordadas pela vereadora Marinor Brito (PSOL). Marinor informou ainda que a bancada do PSOL entrou com uma ação na justiça questionando essas medidas, ao que o prefeito Zenaldo Coutinho respondeu que a questão dos cortes na folha do funcionalismo municipal ocorreu apenas nos casos em que foram identificados acúmulo de cargos e pagamento indevido de salários, o que é ilegal. Em relação ao IPTU, Zenaldo argumentou que a medida obedece estritamente a instrumentos legais , sendo uma lei municipal de 1988 e  um decreto-lei de 1999, sancionados ainda na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, que autorizam a atualização em questão.

 

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão

A homenagem ao ex-jornalista Eládio Malato foi destacada pelo vereador Toré Lima (PRB) que lembrou toda a história de Malato na imprensa e também na CMB. Toré enfatizou como uma das grandes conquistas da gestão municipal a realização da primeira licitação de transporte público de Belém, que considera um grande passo para a melhoria do transporte coletivo na capital. Para o vereador Adriano Coelho (PDT) a Câmara retoma suas atividades empenhada em garantir de fato dias melhores para a população e apoiar a Prefeitura em fazer de Belém uma cidade cada vez melhor para todos. O vereador Sargento Silvano (PSD) chamou a atenção para o crescimento da violência na capital, que vem vitimando não apenas a população mas também agentes de segurança como policiais e guardas municipais, ressaltou lamentando a perda de seis desses profissionais somente no inicio deste ano.

Revolução Urbana

Na mensagem apresentada ao Poder Legislativo, o prefeito Zenaldo Coutinho foi enfático ao afirmar que apesar dos desafios enfrentados para que Belém seja a “Cidade para Todos” que ele assumiu como palavra de ordem neste segundo mandato, a gestão municipal vem avançando firme nessa direção, referindo-se principalmente às obras em andamento na cidade. Nesse aspecto ele destacou as obras na região da Bacia da Estrada Nova e a requalificação da bacia do Una, que já tem financiamento garantido do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de 125 milhões de dólares. “Os trabalhos na área da Estrada Nova desenha o que se poderia chamar de revolução urbana, como as transformações que já podem ser notadas por lá comprovam”, declarou o prefeito.

Prefeito Zenaldo Coutinho durante o discurso

Outro avanço destacado por Zenaldo é na mobilidade urbana, com o prosseguimento das obras do BRT Belém até Icoaraci. “É sempre bom lembrar que há cinco anos, quando assumimos, não se vislumbrava um final feliz para o sistema BRT. Retomar e prosseguir uma obra desse porte e complexidade se afigura quase uma façanha”, afirma Zenaldo.

O relatório do Executivo entregue à CMB traz ainda as realizações efetivadas na área da Saúde, com ênfase na entrega da UPA da Terra Firme, e na área da Educação, onde a Prefeitura investe na garantia da qualidade de ensino, principalmente com a criação de escolas em tempo integral e significativo aumento na oferta de vagas na rede municipal. O resgate dos símbolos e identidade cultural da cidade, tais como a revitalização da Praça da República e a relevância da culinária de Belém no cenário gastronômico internacional também têm destaque na mensagem do prefeito. “Todas as conquistas são do cidadão de Belém. É ele quem comanda os destinos da cidade. A nós, poderes Executivo e Legislativo, cabe realizar essas aspirações”, conclui Zenaldo.

 

 

Você pode Gostar de:

Farmácias terão que disponibilizar bebedouros e banheiros a clientes

A partir da sanção do prefeito Zenaldo Coutinho, farmácias e drogarias serão obrigadas a manter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Skip to content