segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Notícias / CMB promove debate sobre a inclusão social por meio do esporte

CMB promove debate sobre a inclusão social por meio do esporte

Vereadora Simone Kahwage

A inclusão do esporte na sociedade, principalmente para pessoas carentes e com alguma deficiência, foi tema de debate em sessão especial na Câmara Municipal de Belém. A discussão proposta pela vereadora Simone Kahwage (PRB), destacou as ações feitas nos bairros, a importância da integração do jovem e a falta de recursos e apoio na realização de projetos voltados a comunidades em situação de risco. “Recebo vários pedidos de representantes e agentes comunitários para a realização de projetos voltados ao jovem nas periferias. Sabemos que não podemos atender todos por falta de apoio. Na sessão vamos mostrar o que está sendo feito e o que podemos fazer para melhorar a inclusão e a qualidade de vida dos nossos jovens”, explicou Simone.

A sessão reuniu vereadores, representantes das secretarias de esporte de Belém e do estado, professores de educação física, pessoas atendidas pelos projetos sociais e outros convidados. A igreja Universal, por meio do grupo Força Jovem Universal, abriu a sessão com uma apresentação de capoeira. O FJU tem resgatado vários jovens por meio do trabalho de integração e a prática da capoeira. Para Rodrigo Azevedo,coordenador do grupo, a participação dessas pessoas no projeto ajudou a tirar esses jovens das ruas, que poderiam ser assaltantes ou tomar algum rumo errado na vida. Além da capoeira, o grupo também oferece outras modalidades e atua em vários bairros de forma gratuita.

Grupo Força Jovem Universal

Como forte apoiadora da causa, a professora Simone La Roque enfatizou que Universidade do Estado do Pará (Uepa) não mede esforços para atender as demandas e desenvolve um trabalho gratuito de avaliação física adaptada ao público na luta por direitos iguais e,para isso, o esporte é prioridade. “O esporte é o meio que temos como instrumento de inserção. Há muito a ser feito por esse papel social com parcerias municipais e estaduais”,avalia.

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Belém, Wilson Neto, enfatizou os projetos realizados pela prefeitura como o “Esporte sem Barreiras”. que atende pessoas com deficiência oferecendo várias modalidades esportivas como o basquete com cadeira de rodas, vôlei sentado, iniciação de cadeirantes no banho de praia, escola de esporte que revelaram atletas para o mundo. O foco da Sejel é levar projetos diferentes para dentro das escolas para diversificar o esporte e oferecer uma gama maior de opções para crianças e jovens. ” Esse tipo de debate, aqui na Câmara Municipal, é uma iniciativa louvável. É nossa obrigação prestar contas com a sociedade e fortalecer o esporte amador e profissional no município e no estado”, disse Wilson.

Wilson Neto, Secretário de Esporte e Lazer do município

O jovem Marcos Felipe, de 13 anos, é atendido por um dos projetos do governo do Estado, realizado na Associação de Artes Marciais. Ele foi tricampeão brasileiro, campeão sul-americano, Tricampeão na copa norte e hexacampeão paraense de karatê. Marcos  é um exemplo de como o esporte pode ajudar na formação cidadã. “Se eu não fosse pro esporte eu era obeso, não ia ter educação. Cada modalidade tem uma coisa boa pra gente e nos torna um cidadão melhor. Até o final da minha vida vou praticar esporte.”

Atleta Marcos Felipe

Sessão Solene lembra os 500 anos da Reforma Protestante

Um dos eventos mais importantes da igreja evangélica completa 500 anos no dia 31 de …