CMB homenageará centenário de Paulo Freire

Ver. Fernando Carneiro

A Câmara Municipal de Belém vai comemorar o centenário de nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, em sessão especial, com data ainda a ser decidida, conforme requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (9), oferecido pelo vereador Fernando Carneiro (PSOL). O autor justifica a homenagem lembrando que em tempos de retrocesso sócio-político o Legislativo deve se posicionar em defesa da ciência e da educação.

Bia Caminha (PT) e Livia Duarte (PSOL) assinaram pedido conjunto de realização de sessão solene em  homenagem ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. A justificativa do pedido exibe os números colhidos pelo Trans Murder Monitoring (Observatório de Assassinatos Trans), que coloca o Brasil no topo do ranking dos países mais violentos para a população trans, posição que mantem há 12 anos. Somente nos primeiros meses de 2020, segundo esse levantamento, foram assassinadas 124 pessoas trans no país. A realização da sessão, conforme as autoras, mostra que a CMB está aberta ao acolhimento das demandas e denúncias dessa população, fortalecendo a inclusão e mais visibilidade.

Ver. Zeca Pirão na mesa diretora

Amanhã será votado o projeto de resolução de autoria do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), que altera o Regimento e permite que um vereador faça parte de até quatro comissões técnicas. Hoje o regimento só permite que cada parlamentar participe de até três comissões. A mudança, conforme a justificativa do autor, visa atender às necessidades da Câmara de Vereadores para melhor funcionamento das comissões permanentes. A urgência de apreciação e votação foi aprovada em requerimento apresentado hoje por Pirão.

O plenário também analisou e aprovou requerimento do vereador João Coelho (PTB) que solicitou a realização de sessão especial, no dia 2 de abril, para discutir o tratamento dado pelo município à questão do autismo.

Hospital Veterinário sem remédios e feirantes sem máscaras

As carências do Hospital Veterinário Municipal de Belém foram o tema do pronunciamento do vereador Fábio Souza (PSB) na sessão de hoje. Ele disse ter ficado perplexo com a falta de medicamentos que verificou pessoalmente em visita ao hospital. Essa deficiência agrava a situação de animais que, nesse período de pandemia, já sofrem muito, inclusive com abandono nas ruas, como observou.

O vereador destacou as boas condições físicas do hospital, que realiza entre 200 a 300 a atendimentos diários e que para isso conta com uma equipe composta por “excelentes profissionais”. Só não tem remédios para os bichos, para desespero de seus donos, cuja maioria compõe as camadas populacionais menos favorecidas financeiramente. “Em projeto vou propor a criação da Farmácia do Hospital Veterinário Municipal de Belém para ajudar a população mais carente que busca atendimento para seus animais de estimação”. adiantou.

Já Emerson Sampaio (PP) dedicou seu tempo na sessão de hoje às condições sanitárias que observou na feira do Ver-O-Peso. Segundo ele, é necessária maior fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde porque a maioria dos feirantes e dos frequentadores está no local sem mascaras.