sexta-feira ,18 setembro 2020
Home / Sem categoria / CMB destaca inauguração do novo HPSM do Guamá

CMB destaca inauguração do novo HPSM do Guamá

Novo HPSM do Guamá foi adequado às normas do Ministério da Saúde e passou a ser de alta complexidade. Foto: Oswaldo Forte/Agência Pará.

Na primeira sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2020, a inauguração do novo Hospital de Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá, foi um dos assuntos em debate na Câmara Municipal de Belém nesta terça-feira,4. De autoria do presidente da casa, vereador Mauro Freitas (DC), um requerimento propondo registro e debate visando destacar a importância da obra de reforma e ampliação do HPSM do Guamá para a população de Belém foi aprovado à unanimidade pelos vereadores presentes.

Para o vereador Mauro Freitas a entrega do hospital é um momento histórico não só para os moradores do Guamá, como para todos os bairros atendidos pelo HPSM. “O PSM do Guamá já foi considerado um grande ‘postão’ e hoje Belém recebe um verdadeiro hospital, que aumentou de 68 para 93 o número de leitos, dos quais 10 somente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Infelizmente ainda há entre os vereadores desta casa aqueles que insistem em não reconhecer o muito que está sendo feito nesta gestão da prefeitura de Belém tanto na área de saúde, como em saneamento e educação”, declarou o presidente da CMB.

“Belém está de parabéns por mais uma grande obra realizada pela gestão do prefeito Zenaldo Coutinho na área da saúde, assim como a UPA da Sacramenta e mais recentemente a UPA da Marambaia”, ressaltou o vereador Igor Andrade (PSB).

O novo líder do governo na Câmara, vereador Wilson Neto (Republicanos) também fez referência às críticas à Prefeitura de Belém. “ Na abertura do período legislativo o próprio prefeito Zenaldo Coutinho admitiu que por melhores que sejam as intervenções na área da saúde pública, a demandas vai ser sempre maior que os recursos para investimentos, mas é preciso reconhecer o que essa gestão tem feito nessa área. Acredito que quem não vê os avanços são os que preferem apequenar todo o trabalho feito em benefício do povo”.

Na avaliação do vereador Fabrício Gama (PMN) “seria bom que os vereadores da esquerda ligados à saúde, como a vereadora enfermeira Nazaré e o Dr.Chiquinho comparecessem à reinauguração do PSM do Guamá para constatarem a qualidade dos serviços que vão ser oferecidos agora naquele hospital”. Já o vereador Emerson Sampaio (PP) disse que independente das paixões partidárias “ a verdade é que quando foi construído o PSM do Guamá teve grande importância para a população de Belém, assim como a reforma e reinauguração do hospital na atual gestão municipal. É preciso deixar de lado os extremismos de direita e esquerda e reconhecer o muito que foi feito pela saúde de Belém. Parabéns à população e a cada gestor que de uma forma ou de outra deu sua colaboração para melhor o atendimento e os serviços de saúde pública no município”.

Homenagem

Ainda na sessão ordinária desta terça-feira,4, na CMB, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Fernando Carneiro solicitando realização de sessão especial para marcar os 15 aos de morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu no sudoeste do Pará.

Durante a sessão especial, além da homenagem à missionaria, a proposta é debater as pautas defendidas por ela segundo Fernando Carneiro. “ Dorothy Stang morreu pelos seus ideais humanitários. Ela lutava pelo direito à terra, em defesa da floresta e pelo respeito às comunidades tradicionais, temas muito atuais e que não podemos deixar de discutir”, conclui.

Requerimento pede ajuda para empresários da capital

Nesta segunda-feira, 03, a Câmara Municipal de Belém retomou os trabalhos legislativos presenciais no Plenário …