quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Vereadores / PSOL / Enfermeira Nazaré / CMB debate a importância do psicólogo no ambiente escolar

CMB debate a importância do psicólogo no ambiente escolar

Vereadora Nazaré Lima durante o pronunciamento

O papel do psicólogo na escola como agente que contribui para a formação social, mediação de conflitos e combate a discriminação foi tema de discussão na Câmara Municipal de Belém. Na manhã desta sexta-feira, 23, uma sessão especial no Plenário Lameira Bittencourt lembrou o Dia Nacional do Psicólogo, comemorado nacionalmente todo dia 27 de Agosto. O encontro reuniu representantes do Conselho Regional de Psicologia, da Secretaria Municipal de Educação e Saúde, da Universidade Federal do Pará, escolas municipais e profissionais da área para um dia debates. A proposta foi da vereadora Enfermeira Nazaré Lima (PSOL).

De acordo com a vereadora, a sessão foi um pedido do Conselho Regional de Psicologia que solicitou que o assunto se aprofundasse no âmbito do ambiente escolar, já que ultimamente no Brasil e no mundo temos vivenciado situações de violência nesses locais. Nazaré afirmou que essa violência começa desde o momento em que a criança ou adolescente tem seus direitos básicos negados pelo poder público. “Já existe uma lei que obriga as escolas a terem psicólogos para auxiliar no processo de educação, mas nem sempre ela é cumprida. Por meio de conteúdos específicos é possível desenvolver desde creches, até prevenir a diminuição da taxas de suicídios e depressão entre as crianças”, afirmou Nazaré Lima.

O quarto local onde mais existe violência entre crianças e adolescentes é a escola. Mais de 80 ocorrências são registradas por mês em Belém. Os dados foram apresentados pela psicóloga da Universidade Federal do Pará e estudiosa sobre o assunto, Sônia Rodrigues. Segundo ela, as pesquisas estão bastante avançadas, mas é preciso problematizar o tema, já que a cultura da violência está cada vez mais presente nas escolas, assim como a discriminação, opressão e a exploração sexual. Para ela existe um conflito entre o conceito de escola e o que ela tem de fato representado ultimamente. “Precisamos de um projeto pedagógico multidisciplinar para que possamos intervir em conflitos, evitando assim o fracasso escolar. Temos que assumir um papel de protagonismo junto com a família para combater a violência”, disse.

O Presidente do Conselho Regional de Psicologia PA/AP, Luís Araújo, afirmou que o órgão existe para assegurar que a profissão seja exercida dentro dos princípios éticos e com responsabilidade técnica e científica. Ele disse que atualmente existe uma preocupação dos profissionais da área com a questão social por isso que pessoas ligadas a área precisam sempre participar de debatem envolvendo segurança, corrupção, descumprimento de leis e condutas ilegais. “Todos esses problemas estão ligados a ausência da família, da escola com papel real de formação social, falta de carinho e afeto familiar. Devemos rever esse entendimento de modelo de sociedade de hoje”, encerrou.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …