quarta-feira ,30 setembro 2020
Home / Notícias / CMB cria Medalha de Mérito Afro-Religioso

CMB cria Medalha de Mérito Afro-Religioso

O autor do projeto, vereador Professor Elias (PTN).

Um projeto de lei aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 04, criou a Medalha Honrosa de Mérito Afro-Religioso “Fé e Resistência Babá Tayando”. A condecoração criada pelo vereador Professor Elias (PSB) será oferecida pela Câmara Municipal de Belém a lideres religiosos de matriz africana ou organização do tipo durante sessão solene comemorativa ao Dia Municipal de Consciência das religiões de Matriz Africana, celebrado todo o dia 16 de Novembro de cada nome na forma que estabelece a lei municipal nº 9.478/2019.

De acordo com o autor, o projeto de lei vem para valorizar a diversidade cultural do município, reconhecer direitos, além de incentivar o convívio pacifico e harmonioso entre as religiões. O vereador ressaltou ainda que Belém tem uma enorme tradição e forte presença nas manifestações culturais de matriz africana, especialmente o candomblé e umbanda. “Reconhecer e homenagear esses líderes é uma forma nobre de reafirmar o respeito desta casa para com todos e combater o preconceito”.

A condecoração recebe o nome de uma grande liderança de povos de terreiro. Babá Tayando teve forte presença nas manifestações culturais de matriz africana, se manteve ativo por muitos anos e se destacou na resistência e defesa de credos, além de ser ousado e corajoso. Luiz Augusto Loureiro Cunha faleceu em novembro de 2018 vítima de um câncer.

Segundo o projeto, a medalha será de material metálico, em formato arredondado com a figura de uma pomba aberta em alto relevo simbolizando a paz, além do selo da Câmara Municipal de Belém. Cada partido político poderá indicar uma personalidade ou entidade a ser homenageada informando obrigatoriamente o nome da pessoa, a organização a qual ela pertence, área de atuação, histórico do trabalho e fatores que motivaram a indicação.

Saiba o que foi aprovado na CMB nesta terça-feira, 29

Plenário Lameira Bittencourt durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Um requerimento aprovado durante a …