domingo ,22 outubro 2017
Home / Matérias Especiais / CMB aprova reconhecimento do Arraial do Pavulagem como patrimônio cultural imaterial de Belém

Quando sair da escadinha do cais do porto em direção à Praça da República neste domingo,2, o arrastão do Arraial do Pavulagem estará levando não só a multidão de fiéis seguidores, como também o reconhecimento oficial do grupo como patrimônio cultural imaterial do município de Belém.

No ano em que completa 30 anos como uma das mais fortes expressões culturais de Belém e do Pará, o grupo Arraial do Pavulagem  é inserido na categoria de patrimônio cultural imaterial por meio do projeto de lei de autoria do vereador Nilton Neves (PSL) aprovado à unanimidade durante a sessão ordinária desta terça-feira,27, na Câmara Municipal de Belém.

Desde que o boi Pavulagem do Teu Coração, uma brincadeira iniciada por cantadores e compositores na Praça da República, passou a ser chamado de Arraial do Pavulagem, em 1987, o cenário cultural de Belém ficou mais rico, tal  o universo de elementos populares que o Arraial trouxe para as ruas, envolvendo multidões com seus ritmos, cores e compromisso social. Foi para consolidar e ampliar suas ações sociais que o grupo a criou  o Instituto Arraial do Pavulagem, em 2003.

Para o autor do projeto, é justamente o papel social do Arraial do Pavulagem que resume toda a  importância do grupo para Belém e para o Estado. ” Como brincante acompanho há muitos anos o Arraial do Pavulagem e vi muitas crianças saírem das ruas e deixarem as drogas por causa do trabalho social desenvolvido pelo Instituto. Esse é o ponto principal. Além disso toda a cidade ganha com esse reconhecimento ao grupo. Ganha o turismo, ganha a nossa cultura e ganham principalmente as pessoas, que podem se orgulhar dessa manifestação essencialmente nossa, de Belém e do Pará”, declarou o vereador Nilton Neves.

Pertencimento

Para Junior Soares, compositor músico e uma das vozes do Arraial do Pavulagem, que acompanhou a votação do projeto em plenário, o reconhecimento é extensivo a todas as pessoas que fizeram a história do grupo. “A gente construiu uma manifestação cultural junto com o povo. Então o que a gente construiu ao longo desses trinta anos foi com essas pessoas, a cada ano formando pacientemente, a cada ano trazendo a cultura popular para as pessoas conhecerem”, relata Soares que atribui o engajamento do público ao Arraial a esse conhecimento. “O que a gente propicia pra essas pessoas é o acesso à cultura popular. E quando elas acessam isso, conhecem, vivenciam, se apaixonam. E quando se apaixonam pelo que é delas, isso  colabora com certeza para o crescimento da sua autoestima, e elas passam a falar como representantes daquela cultura. E isso é muito doido, porque foi construído com elas, para elas”, complementa o músico.

Da tribuna, Júnior Soares agradeceu a aprovação do projeto que torna o Arraial do Pavulagem patrimônio imaterial da cidade. ” A gente tem uma estrada muito longa na busca pela valorização e fortalecimento da nossa cultura, principalmente da cultura praticada em Belém e ver representantes do povo se manifestando sobre a importância do que fazemos é sim muito gratificante”.