terça-feira ,19 março 2019
Home / Notícias / CMB aprova a criação da semana municipal de uso consciente de antibióticos

CMB aprova a criação da semana municipal de uso consciente de antibióticos

Foto: Site Secretaria de Saúde Pública do Pará

A automedicação é um costume natural da população. Com inexistência de leis e de fiscalização, a venda de medicamentos sem controle é uma das maiores preocupações de autoridades da área da saúde no mundo inteiro. Foi pensando nisso que o vereador Delegado Nilton Neves (PSL) propôs um projeto de lei que institui a “semana municipal de uso consciente de antibióticos”. O PL foi aprovado à unanimidade durante sessão ordinária nesta quarta feira, 5, na Câmara Municipal de Belém. “Os antibióticos são necessários para combater infeções, mas o uso incorreto pode piorar o quadro do paciente. É evidente que precisamos de fiscalização e controle”, disse o delegado durante a justificativa do projeto.

Como a aprovação, a terceira semana do mês de novembro será dedicada a essa conscientização no calendário oficial de Belém. A data coincide com a semana mundial instituída pela Organização Mundial de Saúde- OMS. O objetivo desse momento é alertar a sociedade para o uso adequado dos antibióticos, visto o crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos estarem sendo considerados um problema de saúde pública.

O vereador Elenílson Santos (Avante) falou como médico dos perigos da ingestão descontrolada desses medicamentos. Ele disse ainda que é comum a venda em feiras e falta de orientação ao paciente. “O antibiótico precisa ser tomado em 7 dias, tem gente que toma em 3 e cria resistência.  Isso prejudica a saúde”, disse Elenilson. Fabrício Gama (PMN) acrescentou dizendo que o projeto pode salvar muitas vidas com as orientações e campanhas que serão realizadas.

Campanha “Uma Cuidando da Outra” reforça a luta das mulheres contra a violência

Os números precisam ser atualizados, mas os registros oficiais disponíveis demonstram que a violência contra …