domingo ,22 outubro 2017
Home / Notícias / Círio de Nazaré recebe homenagem na CMB

Círio de Nazaré recebe homenagem na CMB

Com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, funcionários, convidados e vereadores participaram de uma missa em comemoração a chegada do Círio. A celebração foi presidida pelo Frei Edilson Rocha, pároco da igreja de Santo Antônio de Lisboa. A missa foi uma introdução a sessão solene que acontece graças a resolução nº 94, de27 de dezembro de 1999, do ex vereador Aldebaro Klautau, que instituiu a homenagem a festa católica dos paraenses toda quarta feira que antecede o Círio, como parte da programação da casa legislativa. A resolução n 35, de 30 de maio de 2005, da ex vereadora Valéria Anaisse, criou a medalha e o diploma Círio de Nazaré para homenagear pessoas que contribuem com a festa.

Nesta quarta feira, 04, o plenário Lameira Bittencourt ficou lotado para acompanhar a missa e a sessão solene. Presidindo a mesa, o vereador Mauro Freitas (PSDC) falou da honra de receber tanta gente na CMB para agradecer e louvar a padroeira do estado. O presidente da casa lembrou ainda o quanto a Câmara de Belém tem contribuído com a festa e com a religião católica. Mauro destacou dois projetos de autoria própria que valorizam o círio. O dia municipal do Romeiro foi instituído por meio da lei  Nº 9.033 de setembro de 2013 e faz uma homenagem a todos aqueles que vem acompanhar o círio, seja da capital do interior, de outros estados ou países.

A mais recente das leis é o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré que a partir deste ano passou a ser comemorado todo dia 8 de setembro. A data foi escolhida em função do dia em que aconteceu o primeiro Círio na capital paraense, em 1783. “O círio deste ano vai ser especial porque agora a nossa padroeira tem uma data oficial no calendário do município de Belém. E que a cada ano possamos comemorar essa data com muita alegria. Viva Nossa senhora de Nazaré”, conclui Mauro Freitas.

Thais Freitas, Comunidade CAJU

Como parte da programação, 25 personalidades indicadas pelos vereadores receberam a honraria em homenagem ao Círio. Representando os homenageados,Thais Freitas, da Comunidade Casa de Juventude, Caju, contou um pouco da história do espaço de evangelização da capital que existe desde 1959 e conta com 250 voluntários. O local foi criado pelo Cônego Raul Souza que esse ano vai completar 90 anos. Thais relatou que o cônego sempre consagrou seu trabalho a Nossa senhora e com a ajuda e fé nela foi construindo pouco a pouco do que hoje é a Caju.  “É um grande presente receber esse reconhecimento para a nossa comunidade que leva vida e evangelização para o futuro da nossa nação”, completou.

Veja a lista de todos os homenageados:

– LUCILA DIAS GONÇALVES- Homenagem Vereador FRANÇA
– EDITE FARIAS DA SILVA AGUIAR – Homenagem Vereador TORÉ LIMA
– LUIZ MONTEIRO DA SILVA JUNIOR- Homenagem Vereador NILTON NEVES
– WILSON ALBUQUERQUE NETO- Homenagem Vereador GUSTAVO SEFER
_ DIANA HELENA ALBUQUERQUE COELHO- Homenagem Vereador ADRIANO COELHO
– ADRIANA MONTEIRO AZEVEDO- Homenagem Vereador VICTOR DIAS
– HONORINA NUNES VIANA – Homenagem Vereador EMERSON
– RITA RAMOS DA COSTA- Homenagem Vereadora BLENDA
– GRACIETE KEMPER CAMPANHARO – Homenagem Vereador AMAURY da APPD 10
– HILDA BENTES DE FIGUEIREDO- Homenagem Vereador HENRIQUE SOARES
– ALUISIO COSTA DE FREITAS- Homenagem Vereador CLEOSON SOUZA – BIECO
– ADENEIDE DANTAS HENRIQUES DE MEDEIROS- Homenagem Vereador NEHEMIAS VALENTIM
– DIEGO ALEXSANDER GARCIA- Homenagem Vereador IGOR NORMANDO
– ADIL BAHIA DA SILVA REZENDE- Homenagem Vereador JOAQUIM
– SEBASTIÃO ALVES SOUSA – Homenagem Vereadora SIMONE KAHWAGE
– CARLOS ANTÔNIO DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO- Homenagem Vereador DR.
– PADRE AGOSTINHO FILHO DE SOUSA CRUZ- Homenagem Vereador JONH WAYNE
– MAURO ALVES PINHEIRO- Homenagem Vereador FABÍCIO GAMA
– PADRE VANDERSON JORGE DA COSTA BARATA- Homenagem Vereador RILDO PESSOA
– RENAN GUSTAVO ABREU PIRES- Homenagem Vereadora MARINOR BRITO