segunda-feira ,11 dezembro 2017
Home / Vereadores / Marciel Manão / Centenário da Fábrica Santa Maria é celebrado na CMB

Centenário da Fábrica Santa Maria é celebrado na CMB

O proponente da sessão, vereador Marciel Manão (PEN)

Na manhã desta quarta-feira,31, a Câmara Municipal de Belém realizou uma sessão especial em comemoração ao centenário da Fábrica Santa Maria. O vereador  Marciel Manão (PEN) foi o proponente da solenidade. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da empresa que produz óleo e sabão no distrito de Icoaraci que é consagrada na cidade, trazendo emprego e renda a população.” É uma honra pra mim fazer essa homenagem. Hoje é um momento histórico. A Santa Maria é uma das empresas mais antigas no nosso Estado que contribui ativamente com a nossa economia.”

Estiveram presentes na sessão, os sócios proprietários José Augusto Monteiro e José Fragoso Rei, José Costa, Agente distrital de Icoaraci, Francisco Brandão, Vice Cônsul de Portugal, Luiz Otávio Rei Monteiro, Diretor executivo da Fábrica.

Composição da mesa durante a solenidade

A empresa foi fundada em 1917 com o nome “Fantasia Fábrica Santa Maria” . Em 1930, a empresa foi adquirida pelos empresários, José Monteiro e Cabral e em 1971 a empresa passou a ser administrada pelos seus herdeiros, criando novas idéias de expansão. No início, a atividade principal era a extração de óleo vegetal e extração de sementes oleaginosas da região, entre elas a Andiroba, Algodão, Mamona, Babaçu. Com mercado para a exportação, hoje a empresa conta com 110 funcionários ativos, tornando-se líder de mercado na região, sendo o famoso sabão Regência.

O diretor executivo e herdeiro da Fábrica Santa Maria, Luiz Otávio Monteiro, agradeceu a lembrança que a CMB em homenagear a empresa, ressaltou o compromisso que a fábrica tem com a sociedade e com a economia e lembrou dos desafios e dificuldades que a empresa passou durante sua trajetória. Luiz falou ainda que a empresa mantém sua essência em fabricar produtos de qualidade. “Tenho orgulho de pertencer a terceira geração. Estou há 32 anos à frente da empresa, mantendo a nossa origem portuguesa. Somos gratos a essa cidade que nos acolheu com carinho e aos nossos funcionários pela força que faz agente continuar firme”.

Luiz Otávio Monteiro, Diretor executivo da Fábrica Santa Maria

Para o agente distrital de Icoaraci, José Costa, que veio representando o prefeito de Belém, a empresa contribui diretamente com a cidade, valorizando nossa matéria prima e nossos produtos regionais. “A empresa tem muita historia, somos gratos por ela completar 100 anos na economia do Pará, sempre inovando e fabricando produtos de qualidade.”

O jornalista Ivo Amaral, amigo dos sócios da Fábrica e um dos componentes da mesa durante a solenidade, falou dos desafios de uma empresa para chegar aos 100 anos em plena atividade no mercado e disse que acompanha de perto a historia da fábrica. “Tenho longa relação de amizade com os empresários donos e herdeiros. Tenho acompanhado e participado do crescimento. Conheço o compromisso que a empresa tem com a sociedade e tenho admiração por essa marca histórica”.

Ao final da solenidade, os convidados cantaram os parabéns á Fabrica Santa Maria pelos seus 100 anos de existência.

Veto a bebidas alcoólicas nos estádios vai à votação na CMB na próxima terça-feira,28

A polêmica sobre a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol deve …