Os catadores de material reciclável da cidade de Belém terão um dia dedicado à eles no calendário oficial do município. Nesta terça-feira, 10, em sessão ordinária, um projeto apresentado pela vereadora Enfermeira Nazaré Lima (PSOL) instituiu a data que será comemorada junto com o Dia Internacional da Reciclagem, todo dia 17 de maio. “A intenção é ressaltar o valor que eles têm na questão ambiental e função social. Esses trabalhadores contribuem para a nossa sociedade e precisam ser lembrados”, afirmou a autora do projeto.
De acordo com o projeto, o objetivo é promover o reconhecimento do trabalho e da importância da classe para o município, além da necessidade de conscientizar os moradores de Belém acerca da cooperação com o serviço dos catadores, sejam eles formais ou não e também na separação do lixo reciclável. Na semana em que se comemora a data estão previstas palestras com orientações nas escolas, igrejas e entidades sobre a relevância da reciclagem para a comunidade e para o meio ambiente de uma forma geral.

Alguns vereadores se pronunciaram sobre a proposta. Rildo Pessoa (Avante) afirmou que a valorização e melhora das condições de trabalho seriam as melhores homenagens que a categoria poderia receber. “Quem já foi acompanhar esse trabalho sabe o quanto eles precisam de mais atenção, principalmente no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos”, ressaltou o vereador. Emerson Sampaio (PP) encerrou dizendo que enterramos milhões de materiais que poderiam ser reciclados todo os dias e que esse projeto vem para nos conscientizar a população sobre sustentabilidade.