sábado ,16 novembro 2019
Home / Notícias / Câncer do colo do útero será tema de debate na CMB

Câncer do colo do útero será tema de debate na CMB

Foto: Portal GiPa

No próximo dia 29, a partir das 9h, a Câmara Municipal de Belém vai trazer para debate no plenário Lameira Bittencourt um assunto muito importante para a saúde das mulheres. Em alusão ao “Março Lilás”, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de colo de útero, uma sessão especial vai reunir profissionais da área, entidades relacionadas ao tema, ONGs e sociedade civil para discutir o tema. A proposta é do vereador Pastor França (PRB).

A intenção é mobilizar mulheres adultas para a adesão ao exame preventivo a fim de detectar, o quanto antes, lesões que podem se transformar em câncer de colo de útero. Este é o tipo de câncer que está entre os mais incidentes e os que mais matam na região Norte.  Na atenção básica, a prevenção ao câncer de colo de útero é realizada nas unidades de saúde do município, por meio do Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero (PCCU), mais conhecido como “preventivo” ou “papanicolau” e que deve ser feito por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, regular e anualmente, independente da mulher sentir alguma coisa ou não. Para as adolescentes, a rede saúde disponibiliza a vacinação contra quatro tipos de HPV para meninas na faixa etária de 9 a 11 anos.

Corredores de rua comemoram Lei de Incentivo ao Esporte

Vereador Pablo Farah durante o discurso na tribuna Atletas profissionais, amadores, assessorias esportivas e organizadores …