segunda-feira ,11 dezembro 2017
Home / Vereadores / França / Campanha pela saúde do homem tem apoio dos vereadores de Belém

Campanha pela saúde do homem tem apoio dos vereadores de Belém

Requerimento do vereador Ivanildo França (PRB) insere nos Anais da Câmara Municipal de Belém, matéria publicada no jornal O Liberal, de 08 de agosto de 2017, intitulada “Campanha alerta sobre saúde do homem”. A iniciativa, aprovada à unanimidade em plenário nesta quarta-feira,23, ressalta a importância do tema que, na avaliação do vereador França, “apesar de ser bastante atual, é pouco tratado.Então o intuito desta campanha é chamar a atenção para os cuidados necessários com a saúde do homem”.

A  campanha, objeto da reportagem que motivou o requerimento, foi lançada pelo governo do Estado e visa incentivar práticas de hábitos saudáveis na população masculina e assim reduzir o índice de mortalidade entre esse público que de acordo com dados do Ministério da Saúde, vive em média sete anos a menos do que as mulheres.

Em apoio à proposta de França, o vereador Rildo Pessoa ressaltou que vem chamando a atenção para a importância da prevenção à saúde do homem desde 2009, quando apresentou um projeto nesse sentido. ” O tempo é o senhor de toda a verdade. Na época minha proposta foi muito criticada, mas três anos depois foi transformada em lei. Desde então tratamos da importância da criação da casa de Referência da Saúde do Homem, pois nas unidades de saúde não existe nenhum ambiente específico para atender esse público”, argumenta.

” A cultura machista que toma conta da sociedade, não colabora com a abertura das mentes para as lutas pela saúde do homem. Além disso é preciso que os governos se disponham a fortalecer as políticas públicas para garantir a saúde da população masculina”, declarou a vereadora Marinor Brito, ao justificar o voto favorável ao requerimento. Na oportunidade, Marinor também disse que tem recebido denúncias sobre a suspensão de medicamentos para transplantados no hospital Ofir Loyola e disse que a situação deve ser verificada para a imediata solução do problema. Para o vereador Dr. Chiquinho, também do Psol, ” há um certo desinteresse em fazer campanhas de esclarecimento sobre a necessidade dos exames preventivos também para os homens, o que é fundamental para que a população masculina compreenda a importância desses exames para a manutenção da sua própria saúde”.

Publicação sobre inauguração da praça da república é inserida nos anais da casa

Durante a sessão ordinária desta terça feira (14), à pedido do presidente da CMB, vereador …