domingo ,22 outubro 2017

Câmara Municipal de Belém discuti a Festa da Chiquita

Data: 19/09/17 Terça feira
Local: CMB- Plenário Lameira Bittencourt- Trav. Curuzú, 1755- Marco

Informações: Na tarde desta terça feira, 19, a Câmara Municipal de Belém vai reunir a coordenação da festa, representantes do movimento LGBT, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Ministério Público e simpatizantes para uma Sessão Especial sobre a festa da Chiquita. O debate foi proposto pelo Vereador Mauro Freitas (PSDC).

A intenção é apresentar o funcionamento do evento, reforçar a parceria com poder público e privado, ouvir a população sobre um tema que sempre gera polêmica, além da adoção de medidas de segurança e quebra de preconceito. Durante a sessão também vai haver a discussão sobre a valorização da festa por meio de um projeto de lei apresentado pela CMB. A festa já é tombada pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O evento cultural ocorre na Praça da República desde a década de 70. A festa da Chiquita tradicionalmente reúne o público alternativo, logo após a passagem dos peregrinos que seguem a imagem de Nossa Senhora na procissão da Trasladação, a segunda maior das romarias oficiais do Círio.

Segundo o organizador da Chiquita, o cantor e produtor cultural Elói Iglesias, a celebração enfrenta grande resistência  e preconceito e o fato de fazer as autoridades conhecerem a intenção da festa, além de debater o tema, pode facilitar a realização da festa com mais segurança e organização.

Erradicação do trabalho infantil será tema de sessão especial

Data: 12/06/17 Hora: 15h Local: Plenário Lameira Bittencourt- Trav. Curuzu, 1755 Informações: Sessão especial vai …