quarta-feira ,13 novembro 2019
Home / Vereadores / DC / Câmara inaugura novas instalações do Núcleo de Apoio ao Cidadão

Câmara inaugura novas instalações do Núcleo de Apoio ao Cidadão

Novo Núcleo de Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal de Belém homenageia o ex-vereador Sebastião Bronze.

Com mais conforto e garantia de acessibilidade aos usuários a Câmara Municipal de Belém inaugurou na manhã desta terça-feira ,20, o novo espaço de funcionamento do Núcleo de Apoio ao Cidadão (Naci) que recebeu o nome de Sebastião da Silva Bronze em homenagem ao ex-vereador.

Aberto à comunidade, o principal atendimento feito pelo núcleo é o de emissão de carteiras de identidade feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Além da mudança de endereço, o presidente da CMB, vereador Mauro Freitas (DC) anuncia a ampliação dos serviços.     “Estamos trazendo a emissão de  Carteiras de Trabalho em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e buscando parceria com a Defensoria Pública do Estado para prestar assistência jurídica ao cidadão. Também devemos passar a atender com encaminhamentos de segunda via das certidões de nascimento e casamento em parceria com os cartórios”, adianta.

O atendimento á comunidade é feito por meio de agendamentos, no caso da emissão de RGs, no site da Polícia Civil. Os demais serviços também devem seguir esse padrão de atendimento. ” Hoje atendemos 100 pessoas por dia, tanto por agendamento quanto por encaminhamento dos gabinetes dos vereadores, mas com essas mudanças essa demanda deve aumentar”, disse o chefe do Núcleo de Atenção ao Cidadão, Deivison Lima.

Família do ex-vereador Sebastião Bronze presente à solenidade de inauguração das novas instalações do Naci.

Melhorias e homenagens

Criado em 2006, o Naci sempre foi vinculado ao gabinete de um dos vereadores por um período de dois anos e sempre em espaços fora da estrutura física da CMB. A partir da atual legislatura essa gerência passou a ser diretamente da Câmara, cabendo à presidência indicar o diretor do Núcleo.  “Confesso que na antiga estrutura a impressão que eu tinha era que o Naci não pertencia a este poder, era um órgão à parte que gerava um custo mensal de 8 mil reais em aluguel. Agora vai atuar aqui dentro, com os serviços sendo prestados pelos próprios servidores da casa e graças ao esforço conjunto da mesa diretora e dos servidores, vamos poder atender mais e melhor neste novo espaço. Somente na expedição de RGs, a expectativa é que o atendimento passe de 100 para 150 a 200 pessoas diariamente”, afirma Mauro Freitas.

A inauguração do Naci reuniu autoridades, familiares do ex-vereador Sebastião Bronze, servidores da casa e visitantes. Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Raimundo Santos (Patriota) parabenizou a mesa diretora da CMB pela iniciativa.”É motivo de muita emoção somar a essa homenagem à família Bronze e agradecer a todos os vereadores que contribuíram para essa realização que aproxima ainda mais a população das atividades parlamentares. Parabéns a cada um de vocês”.

Pelos servidores da Câmara o vereador Toré Lima (PRB) se manifestou sobre a importância do Naci para o trabalho legislativo. “Sem dúvida todos ganham com esse novo espaço. Falando como servidor desta casa, essa mudança é importante porque antes esse serviço ficava distanciado de tudo o que acontecia aqui e agora a gente resgata isso, integrando efetivamente as atividades do Naci ao dia a dia do legislativo e trazendo o atendimento à população para dentro da Câmara”, disse Toré.

Emoção e gratidão tomaram conta dos familiares de Sebastião Bronze durante a solenidade. Em nome da família a mais nova dos cinco filhos do vereador homenageado, Elisa Bronze, relembrou um pouco da história de vida de seu pai e agradeceu pelo reconhecimento à memória do ex-parlamentar. “É uma homenagem justa porque Sebastião da Silva Bronze veio de uma grande luta, marcada por sua origem humilde e pela sua determinação em trabalhar pelo povo, o que ele amava fazer, muitas vezes esquecendo a família para atender a comunidade em toda a sua trajetória política. Nós temos muito a agradecer. Primeiramente a Deus, aos vereadores e em especial ao presidente da casa, Mauro Cristiano Freitas, que nos deu essa honrosa homenagem e tem nosso apreço, afeto e consideração”, concluiu.

Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em sessão especial

Em Belém a Casa Dia é referência no atendimento a pessoas vivendo com o HIV. …