terça-feira ,16 julho 2019
Home / Vereadores / DC / Câmara empossa novos vereadores na abertura do ano legislativo

Câmara empossa novos vereadores na abertura do ano legislativo

Nilda Paula, Paulo Queiroz, Enfermeira Nazaré, Professor Elias, Pablo Farah e Neném Albuquerque, os novos vereadores de Belém.

Clima de festa e também de manifestações, plenário e galerias da Câmara Municipal de Belém tomadas pelo público na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2019 que teve como ponto alto a posse dos seis novos vereadores da Casa. Enfermeira Nazaré (PSOL), Nilda Paula (PSD), Pablo Farah (PHS), Elias Almeida (PTN) Neném Albuquerque (PSL) e Paulo Queiroz (PSDB), assumem os cargos em função da renúncia dos parlamentares Marinor Brito, Gustavo Sefer, Igor Normando, Victor Dias, Delegado Nilton Neves e Paulo Bengtson eleitos deputados estaduais e federal, respectivamente.

A sessão começou com a leitura dos termos de renúncia dos vereadores que deixam a Câmara para assumirem seus cargos na Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal, seguida da nomeação, juramento e efetiva posse dos seus substitutos na CMB. Encerrada a cerimônia de posse dos novos vereadores o presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (PSDC) deu início à abertura oficial do primeiro período da terceira sessão da 18ª legislatura da Câmara, com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Como determina a Lei Orgânica do Município e o regimento interno da Casa, Zenaldo fez a apresentação da mensagem anual do Executivo ao Legislativo. Após cumprimentar e desejar sucesso aos novos parlamentares municipais, o prefeito fez alguns destaques das ações consolidadas na sua gestão, em especial nas áreas de saúde e educação.

Zenaldo Coutinho apresentou a mensagem do Executivo na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Belém.

“Retorno a essa casa de leis onde tive a alegria de ser vereador. A esta casa que é do povo, onde as diferentes visões de mundo se encontram, trago as realizações dessa gestão para a apreciação dos senhores. Assumi o compromisso de realinhar os investimentos municipais no sentido de atender os que mais precisam e é nesse sentido que estamos trabalhando”, disse Zenaldo, que destacou a educação básica como caminho para a construção de uma cidade mais justa e humana para todos. Ele citou a criação de mais de duas mil novas vagas nas escolas da rede municipal e a modernização do sistema de matriculas da rede municipal que hoje é totalmente informatizado. “Belém é uma metrópole que cuida bem dos seus alunos, em especial dos seus alunos especiais. Não é por acaso o ótimo desempenho do município no Ideb, que este ano alcançou 5.1 nas séries iniciais”, comemora.

Também na área de saúde a gestão municipal contabiliza avanços. “Inauguramos a UPA da Terra Firme, concluímos a reforma e ampliação de diversas unidades de saúde e com tudo isso demos um salto de qualidade em termos de saúde pública que, com certeza em 2019 ficará ainda melhor pois vamos entregar o novo Pronto Socorro do Guamá ampliando de 68 para 98 os leitos disponíveis naquela casa de saúde. Esses são apenas alguns exemplos que eu cito para reafirmar que nesta gestão saúde não tem sido discurso, mas recurso investido em prol da população”, concluiu Zenaldo.

O vereador Mauro Freitas, presidente da CMB, presidiu a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos e posse dos novos parlamentares.

Boas vindas

Na sequência da sessão vários parlamentares se revezaram nos pronunciamentos, onde a tônica foram as boas vindas aos vereadores recém-empossados. Fernando Carneiro (PSOL) destacou a ampliação da bancada feminina na CMB. “Aumentamos de três para quatro o número de mulheres no parlamento municipal e isso significa muito para o pleno exercício da democracia nesta casa”, disse Fernando que também demonstrou apoio às manifestações que em diversos momentos ocorreram nas galerias. ” Precisamos respeitar quem pensa diferente de nós e saber ouvir críticas. Por isso em cima da fala do prefeito de Belém, quero dizer que não vi na mensagem do Executivo questões como a reforma do Ver-o-Peso, o enfrentamento da violência e outros temas, mas não vou me prender a isso. Hoje eu estou aqui para falar sobre a Ação Civil pública do Ministério Público que recomenda que seja anulado o ato administrativo que extinguiu o ensino médio na Escola Bosque e em nome da população de Outeiro pedir que o prefeito reconsidere essa decisão”, declarou.

Ao parabenizar e desejar sucesso aos novos vereadores, o presidente Mauro Freitas disse que não foi à toa que pela primeira vez que a câmara de Belém elege cinco deputados estaduais e um federal, além da expressiva votação que os demais vereadores que foram candidatos, registraram no último pleito. Em seu discurso o vereador apoiou a medida do Executivo em relação à Escola Bosque. ” Precisamos ter a clareza de que o município é responsável pelo ensino fundamental. Ensino médio cabe ao governo do Estado gerir.  Com isso os recursos destinados à Educação podem ser  investidos na formação escolar das crianças da nossa capital e das ilhas”.

A sessão de reabertura dos trabalhos legislativos lotou o plenário da Câmara Municipal.

Eleita como suplente da vereadora Marinor Brito, a agora vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) foi uma das mais aplaudidas durante a sessão. “Hoje é um dia histórico, pois pela primeira vez uma enfermeira chega à Câmara Municipal. Eu sou enfermeira, advogada e professora da UFPA, mulher, negra, feminista, e faço questão de afirmar minha identidade, porque isso é preciso para enfrentar a negação de direitos. Por isso nessa casa que é de todos, eu coloco meu mandato à disposição do povo”.

A nova vereadora Nilda Paula (PSD) assumiu o cargo afirmando que chega à Câmara representando as mulheres, as crianças e a família. Pablo Farah (PHS) falou sobre a honra de assumir o cargo de vereador 70 anos depois do seu avô e garantiu que vai utilizar a experiência como sindicalista para defender a categoria dos servidores públicos. De volta à CMB o vereador Paulo Queiroz (PSDB) falou sobre a sua satisfação de poder retornar e reencontrar amigos e conhecer novas pessoas. ” Chego com o intuito de somar ao trabalho realizado nesta casa, como acabamos de afirmar no juramento feito aqui”.

Para o vereador Neném Albuquerque (PSL), a palavra de ordem também é somar. “Venho para esta casa unir forças na defesa de nossa gente, em especial ao direito de toda criança e jovem ter acesso à educação, pois eu mesmo sou resultado desse pensamento. Então é preciso criar oportunidades para que nossos jovens sejam trabalhadores, empreendedores e quem sabe, grandes empresários”

Você pode Gostar de:

Câmara encerra o primeiro semestre com 67 projetos de lei aprovados

O período legislativo da Câmara Municipal de Belém foi encerrado na última quarta-feira,26. Durante os …

Skip to content