domingo ,23 julho 2017
Home / Vereadores / Fabrício Gama / Câmara destaca reestruturação do Instituto dos Advogados do Pará

Câmara destaca reestruturação do Instituto dos Advogados do Pará

Conhecimento e cultura jurídica ao alcance de toda a sociedade é a principal meta do Instituto dos Advogados do Pará (IAP). O assunto foi tema de uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém, na tarde desta quinta-feira,23. Requerida pelo presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (PSDC), a sessão reuniu os membros da nova diretoria do Instituto e convidados para destacar a importância da entidade na formação de profissionais do Direito, cada vez mais qualificados para a função social de fazer prevalecer as leis e a justiça.

No ato, o vereador Mauro Freitas foi representado pelo vice-líder do governo na Câmara, vereador Fabrício Gama (PMN), uma vez que o presidente encontra-se em Brasília para audiências de interesse do município, no Ministério das Cidades.

Justificando a ausência de Mauro Freitas, Fabrício Gama presidiu a sessão especial e em seu pronunciamento, ressaltou que a reestruturação do IAP renova o estudo e a aplicação do Direito e beneficia diretamente a Câmara Municipal, como casa de leis. ” Quantos projetos nossos já não foram vetados na Comissão de Justiça, por exemplo, por alguma falha legal, que poderia ser evitada com mais conhecimento jurídico na sua elaboração? Por isso, sem dúvida esta Casa vai ser uma extensão do IAP e vamos fazer questão dessa parceria”, afirmou Gama, acrescentando que com isso, a sociedade de modo geral também é beneficiada.

Fundado em 1925 o Instituto dos Advogados do Pará (IAP) começou a ser reestruturado no final de 2015 com a eleição da nova diretoria, que tem à frente o advogado e professor universitário Clóvis Malcher Filho, eleito por aclamação para um mandato de dois anos.

O IAP é vinculado ao Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e se destaca pela importância histórica e cultural no Estado. Foi através do IAP  que se deu, em 5 de outubro de 1932, a  criação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) . ” O Instituto tem com a OAB-Pará uma relação parental, de pai e filha, mas é preciso deixar claro que as duas instituições são independentes entre si. O papel do IAP será de um jurisconsulto para quem precisar, e como aqui é uma casa de leis, estamos prontos a colaborar com os parlamentares “, declarou o advogado e orador oficial do IAP, André Augusto Malcher Meira.

A relação da Câmara Municipal com a finalidade do IAP foi reiterada pelo presidente do Instituto, Clóvis Malcher Filho, devido à função pública dos vereadores e vereadoras. ” A população depende da atuação legislativa de cada um de vocês, eleitos democraticamente e o IAP se coloca à disposição de todos os vereadores para qualquer parecer jurídico que precisarem, sem qualquer custo para a Câmara”, garantiu.

A reestruturação e resgate da história do Instituto, o aperfeiçoamento do ensino jurídico e do Direito em geral, tendo como foco a maior abrangência e eficiência da atuação dos profissionais na sociedade são as prioridades da nova diretoria do IAP.

Projeto disciplina cobrança de centavos em serviços e produtos

Na sessão desta terça-feira, 20/6, foi aprovado, por unanimidade, com 23 votos favoráveis, em discussão …