quarta-feira ,18 setembro 2019
Home / Notícias / Câmara de Belém terá Procuradoria Especial da Mulher

Câmara de Belém terá Procuradoria Especial da Mulher

Plenário Lameira Bittencourt durante a aprovação do projeto

Um projeto de lei aprovado nesta segunda-feira, 19, criou a Procuradoria Especial da Mulher – na Câmara Municipal de Belém. O objetivo é atuar na garantia dos direitos das mulheres, fortalecer a luta em defesa de seus direitos e sua dignidade, além de aprimorar a legislação analisando – e aperfeiçoando – as leis existentes ou propor novos projetos que visem garantir direitos. A proposta foi apresentada em 2017 pela vereadora Blenda Quaresma (MDB) e foi subscrita por Simone Kahwage (PRB), e a ex-vereadora Marinor Brito (PSOL).

De acordo com o projeto, a Procuradoria será constituída de uma Procuradora da Mulher e de Procuradoras Adjuntas que serão designadas pelo presidente do poder legislativo. O mandato será de dois anos, obedecendo a proporcionalidade dos partidos. Será de responsabilidade da procuradoria receber, examinar e encaminhar – aos órgãos competentes – denúncias de violência e discriminação contra a mulher, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como implementação de campanhas educativas, além de promover pesquisas, palestras e estudos sobre o assunto.

A criação será feita em etapas. Após a aprovação do projeto será elaborado o Termo de Posse das procuradoras e a propostas para as comunidades, além de preparar audiências para debater a importância na procuradoria na rede de atendimento a mulher. Também será feito um planejamento estratégico para a atuação da procuradoria. Todo o trabalho será divulgado por meio de cartilhas, nas rádios nas comunitárias e no site oficial da CMB.

Para a autora do projeto, Blenda Quaresma, a procuradoria vem para acompanhar uma lei federal com 10 anos de existencia que já ganhou repercussão na América Latina. “Temos que combater a violência contra a mulher e  lutar pela igualdade de gênero”, afirmou Blemda. A 2º vice-presidente da casa, Simone Kahwage, disse que com a aprovação do projeto a Câmara de Belém vai avançar bastante na defesa dos direitos das mulheres. A intenção é que as comunidades conheçam o trabalho que será exercido pela procuradoria. “Queremos resgatar essas mulheres vítimas de violência, incentivar as denúncias e dar todo apoio possível pra que elas se sintam seguras. Também vamos enfrentar os problemas sociais vividos por elas”, disse Simone.

Vereadores aprovam projetos do executivo em sessão extraordinária

Os vereadores de Belém aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira, 17, dois projetos do executivo …