sexta-feira ,13 dezembro 2019
Home / Vereadores / PMN / Fabrício Gama / Câmara de Belém homenageia Grupo Marajoara

Câmara de Belém homenageia Grupo Marajoara

Uma homenagem ao Grupo Marajoara de Comunicação foi realizada nesta segunda-feira (25) em sessão especial na Câmara Municipal de Belém, atendendo a requerimento do vereador Fabricio Gama (PMN). O nome Marajoara e programas como A Patrulha da Cidade, Costa Filho Show e Alô Alô Interior foram destacados como componentes da cultura popular paraense. Carlos Santos, superintendente do Grupo, foi elogiado por todos os oradores pela trajetória incomum de camelô a governador do estado, passando por atividades como cantor e empresário. O Grupo é formado por emissoras de rádio AM e FM, TV e jornal A Província do Pará on line e impresso quinzenal.

Primeiro a falar, o repórter Junior Campos, da Rádio Marajoara AM disse que o Grupo representa o compromisso de dezenas de profissionais da comunicação de levar a informação ao público com imparcialidade. Ele parabenizou os 65 anos de tradição do nome Marajoara e destacou a força do rádio lembrando que “em qualquer localidade, por menor que seja, mesmo as pessoas mais humildes tem um radinho”.

Pedro Paulo Ribeiro, apresentador do programa A Patrulha da Cidade, homenageou as mulheres que fazem comunicação através de Aline Santos, diretora do jornal A Provincia do Pará. Segundo ele, falar de comunicação na Marajoara é fácil porque a equipe forma uma família. “Os jornalistas têm o compromisso de contar sempre a verdade, mesmo que, muitas vezes, não agrade a todos”. Sobre Carlos Santos destacou suas atividades como “camelô, governador, patrão e amigo, que conversa com todos, porque acha que todos são iguais”. Concluiu fazendo votos de que a Câmara Municipal de Belém “continue trabalhando sério para contar sempre com o apoio do Grupo Marajoara de Comunicação”.

Apresentado por Fabricio Gama como mais um membro da equipe que se preocupa com a divulgação de notícias verdadeiras, o correspondente Beto Messias, que apresenta notícias de Mosqueiro, falou da importância da cobertura dada pelo Grupo aos problemas da ilha. Jimmy Night foi outro repórter elogiado pelo vereador como profissional da comunicação interessado apenas na divulgação de informações sem segundas intenções. O repórter disse que sua experiência na Marajoara não é a de uma simples emissora de rádio, mas sim uma verdadeira faculdade de comunicação.

Um momento de oração partiu da iniciativa da diretora de A Província do Pará, que salientou a importância da homenagem prestada pelo Legislativo ao Grupo e solicitou a todos os presentes que rezassem o Pai Nosso. O servidor Mario Cantuária disse que o nome Marajoara fez parte de sua infância porque o palhaço Alecrim, que comandava um programa infantil, foi seu tio-avô.

O diretor Silvio Santos agradeceu a homenagem da CMB e a colaboração de toda a equipe dos veículos que compõem o Grupo Marajoara que, atualmente, tem a responsabilidade de continuar a tradição de um nome surgido há 65 anos. Nominou apresentadores e repórteres com elogios e fez uma analise sobre o papel de programas como A Patrulha da Cidade, que já se integraram à cultura popular imortalizando personagens como o do mentiroso Braguinha e sua “Consciencia”. “A Marajoara já garantiu um lugar na memória do paraense”, afirmou. Também agradeceu a seu pai, Carlos Santos, pelo trabalho e exemplos, assim como a Fabricio Gama, segundo ele um vereador que se destaca entre os demais.

A historia do jornal A Província do Pará foi lembrada por Carlos Santos, a partir de sua fundação por Assis Chateaubriand, passando por sua venda a Gengis Freire, leilão na Justiça do Trabalho e relançamento pelo Grupo Carlos Santos em 2018. Carlos Santos também fez questão de destacar a compra da Rádio Marajoara, em 1982, e do canal 50, para transmissão da TV Marajoara. Cada passo, segundo o empresário, foi pensado e realizado com o objetivo de trabalhar a informação com seriedade e imparcialidade. Agradeceu a homenagem a Fabrício Gama e finalizou pedindo um minuto de silencio pelo falecimento do apresentador de TV Gugu Liberato.

O autor da homenagem, Fabricio Gama, destacou o papel dos comunicadores e do centenário jornal A Provincia do Pará. Lembrou as dificuldades atravessadas pelo jornal. “Mas foram percalços que engrandeceram a marca”, afirmou. “ Enquanto os outros jornais se descredibilizaram a Província manteve sua credibilidade”, analisou. Gama disse que outros jornais no Pará diminuíram suas tiragem de 40 mil para três mil exemplares. “O Grupo Marajoara tem coragem de levar a notícia de um jeito ético, moral. É formado por pessoas comprometidas com a informação”, declarou. Para o vereador, o Grupo é uma Universidade de Comunicação com uma tradição que se perde no tempo mas está gravada na memoria de milhares de pessoas, como ele mesmo. Contou um episodio em que se viu isolado na localidade de Ganhoão, no Marajó, e foi contatado por seu pai através de mensagem no programa Alo Alô Interior, apresentado por Almir Silva. Gama citou outros programas e apresentadores, como Ronald Pastor, já falecido.

Para Fabricio Gama, o trabalho do Grupo se resume na trajetória de seu superintendente, que tem 46 anos como comunicador e de simples camelô, trabalhando na rua, ousou apostar em projetos que o conduziram ao governo do estado. Foi significativa, segundo o vereador, a importância de empreendimentos como o Avistão, que vendia moveis e eletrodomésticos e foi fundamental na popularização do nome Carlos Santos. Também mereceu destaque a atuação de Santos como cantor. Tantas atividades, tão diferentes, segundo o vereador, construíram uma história de vida forte e cheia de méritos. “Tem aqui no Pará grupos poderosos, grandes, que se estruturaram com dinheiro da população o que não foi o caso do Grupo Marajoara”, elogiou. Concluiu dizendo que não adianta ser grande e não ter o respeito da população.

A sessão foi encerrada com a entrega de Diploma de Comemoração aos 65 anos da Marajoara a Silvio Santos, Aline Santos e Carlos Santos. Na cerimônia, a equipe da Radio Marajoara foi representada pelos repórteres Junior Campos e Jimmy Night e apresentador Pedro Paulo Ribeiro. Os jornalistas Erlan Ferreira e Kethllen Neves representaram a TV Marajoara. Todos os presentes foram convidados a um coquetel.

Você pode Gostar de:

Projeto transforma AGM em secretaria municipal

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 12, a última sessão do ano na Câmara Municipal de …

Skip to content