segunda-feira ,20 novembro 2017
Home / Vereadores / Emerson Sampaio / Câmara de Belém elege mesa diretora para o biênio 2019/2020

Câmara de Belém elege mesa diretora para o biênio 2019/2020

Vereadores John Wayne, Simone Kahwage, Amaury da APPD, Mauro Freitas, Gustavo Sefer, Emerson Sampaio

Na tarde desta quinta feira, 26, a Câmara Municipal de Belém realizou a sessão que definiu a eleição da mesa diretora para o próximo biênio.  Os 35 vereadores estiveram presentes e a votação aconteceu de forma nominal. A eleição antecipada foi possível graças à decisão da maioria dos vereadores que concordou em adiantar a escolha da mesa que comandará a CMB  nos anos 2019/2020. Evitar que o pleito de 2018 travasse as pautas do legislativo por conta de desavenças ou debates políticos foi uma das justificativas.

Apenas a chapa “Legislativo Atuante” foi apresentada para concorrer e recebeu 32 votos favoráveis e apenas 3 contrários. A nova mesa manterá o atual presidente, vereador Mauro Freitas (PSDC) no comando do poder legislativo. Mauro está no segundo mandato de parlamentar e é o único presidente na história da CMB a ser reeleito para o segundo mandato consecutivo. “Eu considero uma aceitação unânime do parlamento. Isso prova o quanto a Câmara foi renovada e está unida, independente de partido. Um vereador da oposição vai compor a mesa. Isso é histórico. Só assim conseguiremos fazer Belém avançar.”

A bancada do Psol, composta pelos vereadores Marinor Brito, Dr. Chiquinho e Fernando Carneiro se posicionou contra a chapa. Carneiro considerou o regimento da casa antidemocrático porque impede que os vereadores da oposição, que são minoria, apresentem uma chapa para concorrer e criticou a antecipação da escolha. “Estamos em 2017, mas estamos vivendo 2019. Mudaram até o regimento casa porque antes um presidente não poderia ser eleito por dois anos consecutivos”.

Joaquim Campos (PMDB) rebateu o que o disse Fernando Carneiro no discurso, lembrando que o atual presidente da Alepa, Márcio Miranda, está no terceiro mandato consecutivo e enfatizou que não vai mudar de opinião em dois anos, já que a chapa escolhida contempla muitos partidos e que tudo foi debatido de forma democrática. “Porque não pode mudar o regimento? Tem que mudar sim. Se a maioria concordou que seja assim. Isso é democracia. Fui eleito para atuar aqui por quatro anos e por que não deveria ser assim com a mesa diretora?!”. John Wayne (PMDB) lembrou que em outras capitais do Brasil, como Macapá, a eleição já foi antecipada e que não há nada de ilegal nisso.

Como novo integrante da mesa a partir de 2019, Emerson Sampaio (PP) parabenizou a atuação dos parlamentares em não temer críticas  em relação à decisão tomada pelos vereadores. “Sempre vai ter alguém contra. O que fizemos hoje foi debatido em 1º e 2º turnos e é um processo legal. Se estivéssemos descontentes podíamos ter inscrito outra chapa para participar, mas estamos muito satisfeitos.” Zeca Pirão (SD) acrescentou que apesar de alguns quererem diminuir a importância do momento, vale ressaltar que a nova mesa contemplou vereadores de muitos mandatos que sequer haviam sido lembrados por outras gestões, como Henrique Soares (PDT) e Amaury da APPD (PT).

A nova mesa para o biênio de 2019/2020 será composta pelos seguintes vereadores:

Mauro Freitas (PSDC)- Presidente
Gustavo Sefer (PSD) – 1° Vice-presidente
Simone Kahwage (PRB) – 2º Vice-presidente
John Wayne (PMDB) – 1º Secretário
Henrique Soares (PDT)- 2º Secretário
Emerson Sampaio- 3º Secretário
Amaury da APPD- 4º Secretário

Projeto reconhece evento “Louvor Norte” como Patrimônio Cultural de Belém

Na sessão desta terça-feira (31) foi aprovado, por unanimidade, o parecer favorável da Comissão de …