terça-feira ,20 agosto 2019
Home / Notícias / Câmara aprova manifestação de desagravo ao vereador Fernando Carneiro

Câmara aprova manifestação de desagravo ao vereador Fernando Carneiro

Vereador Fernando Carneiro (Psol)

Em defesa da prerrogativa parlamentar de fiscalizar a aplicação de recursos públicos, direito garantido pelo voto popular, os vereadores de Belém aprovaram em sessão ordinária nesta quarta-feira,14, manifestação de desagravo e apoio ao vereador Fernando Carneiro (PSol), que em maio deste ano foi impedido de subir o trapiche que dá acesso à ilha do Urubuoca, onde, junto com um diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), faria uma vistoria na unidade pedagógica da ilha, vinculada à Fundação Escola Bosque (Funbosque).

O principal argumento do vereador Fernando Carneiro é que a atitude das pessoas que o impediram de entra na ilha, não fere apenas o seu direito constitucional, mas de todos os vereadores. ” Eu reputo o que ocorreu como ataque à Câmara Municipal e não ao vereador Fernando Carneiro. Eu estava ali atendendo denúncias sobre graves problemas estruturais e de deficiências na coordenação pedagógica da unidade e fui impedido não apenas de cumprir meu dever como vereador, mas também no meu direito de ir e vir”, relata Carneiro.

O requerimento, que inclui uma manifestação de repúdio à ação de impedir a entrada de um vereador de Belém na ilha, recebeu apoio da maioria dos parlamentares, mas também ressalvas quanto ao envolvimento da direção da Funbosque no incidente. O vereador Gleisson (PSB) disse que é solidário a Fernando Carneiro pela situação constrangedora que ele viveu, mas ressaltou o trabalho que a atual gestão da Funbosque vem realizando. ” Eu faço questão de destacar o excelente trabalho que presidente Beatriz Padovani faz na Funbosque e tenho certeza que ela não tem nada a ver com o que aconteceu”, defendeu Gleisson.

Sessões especiais

Ainda na sessão desta quarta-feira,14, o plenário da CMB aprovou requerimentos para a realização de sessões especiais sobre diversos temas. O vereador Sargento Silvano (PSD) propôs a sessão especial que vai homenagear a Guarda Municipal de Belém pelos 28 anos de criação;o Dia Municipal de conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) será tema da sessão marcada para 06 de setembro pelo vereador França (PRB) e o aniversário da Assembleia de Deus será homenageado pelo vereador Marciel Manão (Patriota) no dia 11de junho do próximo ano.

Também em sessão especial o vereador Mauro Freitas promoverá debate sobre a gestão metropolitana das funções públicas de interesse comum, com base no Estatuto da Metrópole. O Dia nacional de luta da pessoa com deficiência será abordado em sessão especial já agendada para 19 de setembro, por solicitação do vereador Adriano Coelho (PDT) que também teve aprovada a sessão especial que no dia vai discutir o consumo e tráfico de drogas que vem transformando o centro histórico de Belém em uma cracolândia.

O vereador Fabrício Gama (PMN) estará à frente da sessão especial que será realizada em alusão ao Dia Municipal do Feirante. Na esteira das homenagens oficiais previstas em sessões especiais, o vereador Nehemias Valentim (PSDB) marcou para o dia 24 de agosto a sessão que vai marcar o Dia Municipal do Motociclista.

Câmara inaugura novas instalações do Núcleo de Apoio ao Cidadão

Com mais conforto e garantia de acessibilidade aos usuários a Câmara Municipal de Belém inaugurou …